A GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO: POR UMA GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA CRÍTICO-REFLEXIVA
Resumo
O presente trabalho busca expor uma análise sucinta das questões do livro didático do 6º ano do ensino fundamental, numa perspectiva de como o livro aborda o ensino da gramática, isolada ou contextualizada; identificando os aspectos em que as questões de produção textual, interpretação, exercícios gramaticais são crítico-reflexivas e refletem aspectos da cidadania. A pesquisa justificase pela necessidade de se formar alunos críticos e reflexivos, não meros reprodutores da língua e, sendo o livro didático a mola propulsora para esse trabalho junto ao discente, entendese ser aquele, objeto de constante investigação. Quanto ao aspecto metodológico, foi feito a princípio a escolha do livro didático, selecionando-se três unidades para análise, identificando as questões que estão relacionadas ao tema e, finalmente a análise das questões em que se buscou identificar com a referida proposta, discussões acerca do trabalho e, por fim a produção do presente texto. O tipo desta pesquisa é bibliográfico, pois buscou-se em artigos e livros explorar a teoria referente ao assunto. Já a abordagem é qualitativa, uma vez que a proposta e a análise do objeto são interpretativas. Por conseguinte, o estudo mostrou que há um avanço, ainda que pouco relacionado a gramática contextualizada. Algumas questões do livro ainda se limitam ao estudo de regras com exercícios estruturais, há exercícios isolados, mas em parte identificou-se outras atividades bem provocativas que levam o aluno a construir, transformar-se por meio do pensamento crítico-reflexivo do seu fazer com os estudos da língua.
Referências
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