A GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO: POR UMA GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA CRÍTICO-REFLEXIVA

Autores

  • Maria do Socorro de Andrade Ferreira Universidade Estadual do Maranhão - UEMA https://orcid.org/0009-0005-7255-8403
  • José Eldo Pereira Pessoa Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Marinete Soares da Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI

Resumo

O presente trabalho busca expor uma análise sucinta das questões do livro didático do 6º ano do ensino fundamental, numa perspectiva de como o livro aborda o ensino da gramática, isolada ou contextualizada; identificando os aspectos em que as questões de produção textual, interpretação, exercícios gramaticais são crítico-reflexivas e refletem aspectos da cidadania. A pesquisa justificase pela necessidade de se formar alunos críticos e reflexivos, não meros reprodutores da língua e, sendo o livro didático a mola propulsora para esse trabalho junto ao discente, entendese ser aquele, objeto de constante investigação. Quanto ao aspecto metodológico, foi feito a princípio a escolha do livro didático, selecionando-se três unidades para análise, identificando as questões que estão relacionadas ao tema e, finalmente a análise das questões em que se buscou identificar com a referida proposta, discussões acerca do trabalho e, por fim a produção do presente texto. O tipo desta pesquisa é bibliográfico, pois buscou-se em artigos e livros explorar a teoria referente ao assunto. Já a abordagem é qualitativa, uma vez que a proposta e a análise do objeto são interpretativas. Por conseguinte, o estudo mostrou que há um avanço, ainda que pouco relacionado a gramática contextualizada. Algumas questões do livro ainda se limitam ao estudo de regras com exercícios estruturais, há exercícios isolados, mas em parte identificou-se outras atividades bem provocativas que levam o aluno a construir, transformar-se por meio do pensamento crítico-reflexivo do seu fazer com os estudos da língua.

Biografia do Autor

Maria do Socorro de Andrade Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Tem experiência no ensino superior presencial e a na modalidade EaD. Atualmente é professora no departamento de Letras, na Universidade Estadual do Maranhão – CESTI/UEMA.

José Eldo Pereira Pessoa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Especialista em Metodologia do ensino de matemática, pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Licenciado em Matemática pela Universidade Nove de Julho-UNINOVE do Estado de São Paulo. Graduando em Letras-Português pelo Parfor/UFPI. Atualmente é diretor na rede municipal de ensino da cidade de Miguel Alves-PI.

Marinete Soares da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduada em Pedagogia pela UFPI e graduanda em Letras-Português pelo Parfor/UFPI. Atua como professora de língua portuguesa na rede municipal de ensino em Miguel Alves –PI.

Referências

ANTUNES, Irandé. Gramática contextualizada: limpando o pó das ideias simples. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, Rafael Dantas de. Direitos humanos e diversidade linguística no ensino médio do distrito federal. Monografia. Universidade de Brasília-UNB: Brasília. 2015.

DELMATO, Dileta; CARVALHO, Laiz. Português: conexão e uso, 6º ano: ensino fundamental. São Paulo: Saraiva, 2018.

FRANCHI, Carlos; NEGRÃO, Esmeralda Vailati; MULLER, Ana Lúcia de Paula. Mas o que é mesmo gramática? São Paulo: Parábola, 2008.

FERREIRA, Maria do Socorro de Andrade. O princípio da cooperação no livro didático. Teresina: EDUFPI, 2021. Disponível em: http://editorapathos.com.br/o-principio-da-cooperacao-no-livro-didatico/ Acesso em: 20 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-12

Edição

Seção

Artigos - Letras