O USO DO GOOGLE EARTH PRO COMO RECURSO DIDÁTICO NÃO CONVENCIONAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores/as

  • Rita de Cássia Araújo de Sousa Secretaria Municipal de Educação de Timon
  • Francisco Wellington de Araujo Sousa Universidade Estadual do Maranhão https://orcid.org/0000-0003-2667-3206
  • Bartira Araújo da Silva Viana Universidade Federal do Piauí

Resumen

Tendo em vista a necessidade de ampliar a discussão sobre a importância dos recursos didáticos não convencionais no ensino de Geografia, ainda mais diante das grandes mudanças na sociedade e na educação provocadas pelo meio técnico científico-informacional, o objetivo geral desse trabalho é descrever as potencialidades da utilização do Google Earth Pro como recurso didático no ensino de Geografia, destacando suas ferramentas e formas de uso em sala de aula. O trabalho foi construído a partir de pesquisa bibliográfica elaborado com base em material já publicado, como por exemplo livros, artigos publicados em periódicos, trabalhos disponíveis em sites, entre outras fontes. Outra etapa importante para o desenvolvimento do trabalho compreendeu uma análise do programa, verificando as principais ferramentas e funções que ele possui, e as várias possibilidades de serem aplicadas em atividades no ensino de Geografia apresentadas a partir de sequências didáticas. A utilização do Google Earth Pro como um recurso didático não convencional nas aulas de Geografia, se mostra uma ferramenta de grande potencialidade no que se refere ao ensino e aprendizagem de vários assuntos da ciência geográfica, tendo em vista a diversidade de ferramentas, funções e recursos que o programa possui e que são fáceis de manipulação. Portanto, o uso do Google Earth Pro como recurso didático permite ao professor uma maior diversidade e inovação nas aulas, sendo necessário que o docente possa realizar um bom planejamento das aulas quando for utilizá-lo, destacando os temas e assuntos a serem discutidos, verificando que recurso pode ser  trabalhado, contribuindo assim, para uma aprendizagem significativa dos estudantes.

Biografía del autor/a

Francisco Wellington de Araujo Sousa, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2011 - 2016). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2018 - 2020). Participa como Pesquisador do Grupo de Pesquisa intitulado: Geomorfologia, Análise Ambiental e Educação. Atualmente é professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão.

Bartira Araújo da Silva Viana, Universidade Federal do Piauí

Professora Associada II da Universidade Federal do Piauí. Doutora em Geografia pela IGC/UFMG. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo TROPEN/UFPI. Especialista em Pesquisa para o Ensino de Geografia. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Piau

Publicado

2025-10-30