O USO DO GOOGLE EARTH PRO COMO RECURSO DIDÁTICO NÃO CONVENCIONAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumen
Tendo em vista a necessidade de ampliar a discussão sobre a importância dos recursos didáticos não convencionais no ensino de Geografia, ainda mais diante das grandes mudanças na sociedade e na educação provocadas pelo meio técnico científico-informacional, o objetivo geral desse trabalho é descrever as potencialidades da utilização do Google Earth Pro como recurso didático no ensino de Geografia, destacando suas ferramentas e formas de uso em sala de aula. O trabalho foi construído a partir de pesquisa bibliográfica elaborado com base em material já publicado, como por exemplo livros, artigos publicados em periódicos, trabalhos disponíveis em sites, entre outras fontes. Outra etapa importante para o desenvolvimento do trabalho compreendeu uma análise do programa, verificando as principais ferramentas e funções que ele possui, e as várias possibilidades de serem aplicadas em atividades no ensino de Geografia apresentadas a partir de sequências didáticas. A utilização do Google Earth Pro como um recurso didático não convencional nas aulas de Geografia, se mostra uma ferramenta de grande potencialidade no que se refere ao ensino e aprendizagem de vários assuntos da ciência geográfica, tendo em vista a diversidade de ferramentas, funções e recursos que o programa possui e que são fáceis de manipulação. Portanto, o uso do Google Earth Pro como recurso didático permite ao professor uma maior diversidade e inovação nas aulas, sendo necessário que o docente possa realizar um bom planejamento das aulas quando for utilizá-lo, destacando os temas e assuntos a serem discutidos, verificando que recurso pode ser trabalhado, contribuindo assim, para uma aprendizagem significativa dos estudantes.