ENTRE LETRAS E ADVERSIDADES: NARRATIVAS DE UMA JORNADA ALFABETIZADORA NA EJA EM MEIO AO CAOS PANDÊMICO (COVID-19/SARS-COV-2) NUMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA-PI
Resumo
Esta pesquisa analisou as metodologias de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a pandemia de COVID-19 (2021), em uma escola pública da zona sul de Teresina-PI. Embora a EJA seja garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96), sua implementação enfrenta obstáculos estruturais, o que foi ainda mais agravado no contexto pandêmico. Diante da abrupta transição para o ensino remoto, os educadores depararam-se com desafios como a falta de domínio de recursos tecnológicos, a dificuldade em manter o engajamento discente e a necessidade de oferecer suporte emocional. Por meio de uma abordagem qualitativa, incluindo entrevistas semiestruturadas com docentes, investigou-se os impactos dessa adaptação. A fundamentação teórica recorreu a autores como Freire (1981), Haddad e Di Pierro (2000), e Arruda (2020), entre outros. Os resultados revelaram que a carência de infraestrutura digital e a limitada interação presencial contribuíram para elevadas taxas de evasão, reforçando a percepção de que o ensino presencial é mais eficaz para a EJA. Conclui-se que a capacitação docente em ferramentas digitais e políticas de inclusão tecnológica são urgentes para mitigar futuras lacunas educacionais.
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