ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A ZONA DE DESENVOLVIMENTO IMINENTE
Palavras-chave:
Psicologia Histórico-Cultural, Zona de Desenvolvimento Iminente, criançaResumo
Esta pesquisa é recorte de uma monografia em nível de graduação do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina-PI, e teve como objeto de estudo a ação pedagógica de professoras da Educação Infantil. No trabalho de Conclusão de Curso, o problema de pesquisa foi: Como as interações e brincadeiras são contempladas na ação pedagógica das professoras e quais intencionalidades são explicitadas? Nesse artigo, tem-se como objetivo descrever as intervenções das professoras de Educação Infantil que apresentam indicativos da intencionalidade docente sobre a criação de situações desafiadoras capazes de atuar sobre a zona de desenvolvimento iminente da criança. A base teórica está ancorada na Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski (2008, 2009, 2010, 2018). A produção dos dados deu-se por meio de entrevista narrativa com uso do procedimento analítico Análise Textual Discursiva, e a discussão apresenta os dados de uma das categorias que aborda sobre a zona de desenvolvimento iminente. As participantes da pesquisa foram duas professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil de Teresina-PI. Os resultados mostraram que as ações e tarefas das professoras nos momentos das interações e brincadeiras atuaram sobre a zona de desenvolvimento iminente ao oportunizar às crianças avançar do social ao individual, mediado pelas conversas sobre as histórias lidas, por perguntas feitas pelas professoras para ampliar a compreensão das crianças sobre o conteúdo das conversas, pelas intervenções para cada criança fazer suas narrativas e produzir histórias relacionadas à temática do Projeto “Ateliê de histórias”.