PESQUISA NA FORMAÇÃO REFLEXIVA DOCENTE EM HISTÓRIA: O LUGAR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente , Formação reflexiva , Licenciatura em História

Resumo

Este estudo busca refletir sobre a pesquisa na formação docente em História, com foco na análise de como tem ocorrido essa prática nos Estágios Supervisionados do Curso de História da UFPI, tendo como objetivo investigar qual o lugar da pesquisa na formação docente em História e tomando o Estágio Supervisionado como possível locus de desenvolvimento dessa prática. A pesquisa norteou-se pela seguinte indagação: como tem ocorrido a formação do professor-pesquisador no Curso de Licenciatura em História da UFPI? No aspecto metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, explicativa e interpretativa, de natureza teórica, baseada no diálogo com autores que fundamentam essa temática: Freire (1997); Geraldi, Fiorentini, Pereira (1998); Tardif (2014); Schön (2000); Pimenta (2010); Azevedo (2012); Diniz-Pereira (2014) e outros.  Os resultados do estudo evidenciam aspectos para se compreender que a efetividade da pesquisa na formação docente em História é um desafio a ser enfrentado. Contudo, o estudo possibilitou assinalar perspectivas positivas, que se concretizam, sobretudo, na vivência da relação teoria e prática, de forma orgânica e articulada, construída nos itinerários do Estágio Supervisionado Obrigatório, que tem se orientado por paradigmas reflexivos e de formação do professor pesquisador.

Biografia do Autor

Francisco Gomes Vilanova, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro  (Proped/UERJ). Mestre em Educação Pela Universidade Federal do Piauí (PPGED/UFPI). Graduado em História pela Universidade Estadual do Piauí. Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. Pesquisador do Núcleo de Educação, História e Memória
(NEHME/UFPI).

Vilmar Aires dos Santos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação pela USP (2016-2020), Professora Associada da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Formação de Professores e Práticas Educativas – NEFORPE/UFPI.

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Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos - Educação