PESQUISA NA FORMAÇÃO REFLEXIVA DOCENTE EM HISTÓRIA: O LUGAR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Palavras-chave:
Formação Docente , Formação reflexiva , Licenciatura em HistóriaResumo
Este estudo busca refletir sobre a pesquisa na formação docente em História, com foco na análise de como tem ocorrido essa prática nos Estágios Supervisionados do Curso de História da UFPI, tendo como objetivo investigar qual o lugar da pesquisa na formação docente em História e tomando o Estágio Supervisionado como possível locus de desenvolvimento dessa prática. A pesquisa norteou-se pela seguinte indagação: como tem ocorrido a formação do professor-pesquisador no Curso de Licenciatura em História da UFPI? No aspecto metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, explicativa e interpretativa, de natureza teórica, baseada no diálogo com autores que fundamentam essa temática: Freire (1997); Geraldi, Fiorentini, Pereira (1998); Tardif (2014); Schön (2000); Pimenta (2010); Azevedo (2012); Diniz-Pereira (2014) e outros. Os resultados do estudo evidenciam aspectos para se compreender que a efetividade da pesquisa na formação docente em História é um desafio a ser enfrentado. Contudo, o estudo possibilitou assinalar perspectivas positivas, que se concretizam, sobretudo, na vivência da relação teoria e prática, de forma orgânica e articulada, construída nos itinerários do Estágio Supervisionado Obrigatório, que tem se orientado por paradigmas reflexivos e de formação do professor pesquisador.
Referências
ARAUJO, R. D. O acompanhamento do Estágio Supervisionado na formação docente: concepções e condições de trabalho dos supervisores. Curitiba, CRV, 2016.
AZEVEDO, C. B. A formação do professor-pesquisador de História. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 2, nov. 2012. p. 108-126.
Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, Brasil.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Parecer CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, BNCC. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Resolução CNE/CP Nº 1, de 27 de outubro De 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer 292/1962. Formação Pedagógica nas Licenciaturas. Brasília, 14 de novembro de 1962.
CUNHA, M. I. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. In: Educ. Pesq., São Paulo, n. 3, p. 609-625, jul./set. 2013.
DIAS, R. E.; LOPES, A. C. Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 85, p. 1155-1177, dezembro 2003.
DINIZ-PEREIRA. J. E. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspec. Dial.: Rev. Educ. Soc., Naviraí, v. 01, n. 01, p. 34-42, jan-jun.,2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 4 ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1997.
FONSECA, S. G. A constituição de saberes pedagógicos na formação inicial do professor para o ensino de história na educação básica. In: MONTEIRO, A. M.; GASPARELO, A. M.; MAGALHÃES, M. S. (orgs.): Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro, Mauad X: FAPERJ, 2007, p. 149-156.
FONSECA, S. G. Caminhos da História ensinada. 6ª ed. São Paulo: Papirus, 2001.
FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003.
FONSECA, T. N. L. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
MATOS, J. C. Professor reflexivo? Apontamentos para o debate. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. Monteiro de A. (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor (a) pesquisador (a). Campinas: Mercado das Letras, 1998.
MONTEIRO, A. M. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Maud X, 2007.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Porto Alegre: Educação & Realidade, v. 44, n. 3, 2019.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: Construindo uma crítica. ln: PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2010.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos).
UFPI. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em História. Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela (CMPP), 2011.
RAMOS, M. E. T.; CAINELLI, M. R. Relação entre teoria e prática na formação de professores de história. História e Perspectivas, Uberlândia (50): 227-260, jan./jun. 2014.
SANTOS, V. A. Saberes profissionais docentes: o que narram os professores de História da rede estadual de ensino básico da cidade Teresina, Piauí. 2020. 235f Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2020.
SOUZA, E. C. Territórios das escritas do eu: pensar a profissão – narrar a vida. In: Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 213-220, maio/ago. 2011.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa, Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como Conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008.