REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA LITERATURA INFANTIL: PRÁTICAS DE LEITURA QUE INCENTIVAM O EMPODERAMENTO A PARTIR DA REPRESENTAÇÃO DO CABELO CRESPO EM LIVROS INFANTIS LIDOS EM SALA DE AULA

Autores

  • Sara Oliveira Paz Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Palavras-chave:

literatura infantil, representatividade negra, cabelo crespo

Resumo

A escola possui um papel democrático, social e inclusivo em nossa sociedade, sendo também considerada o principal espaço do encontro das diferenças. Porém, por muito tempo, o negro ficou em um plano secundário nas páginas dos livros, priorizando-se personagens brancos para capas e papeis de protagonistas das narrativas infantis. Dificilmente, via-se a figura do negro como príncipe, rei, rainha, ou como protagonista do enredo. Considerando essa problemática, o presente trabalho intitulado “Representatividade Negra na Literatura Infantil: práticas de leitura que incentivam o empoderamento a partir da representação do cabelo crespo em livros infantis lidos em sala de aula” objetiva evidenciar a importância da representatividade negra nas práticas de leitura para a construção do empoderamento de identidade racial, bem como para a prevenção do racismo no ambiente escolar. Discute também o papel da escola diante desse problema. Utilizou-se uma abordagem qualitativa descritiva, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e de campo. Através do desenvolvimento do trabalho foi possível compreender que a trajetória do negro na literatura brasileira foi marcada por invisibilidades, submissão e estereótipos. Os resultados da prática desenvolvida na escola demonstram a importância da representatividade negra nas práticas de leitura, e alertam a necessidade de um trabalho contínuo em relação a valorização do cabelo crespo.

Biografia do Autor

Sara Oliveira Paz, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Atualmente é Professora Substituta da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Especialista em Literatura e Ensino pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Pós-graduada em Libras/Português: Tradução e Interpretação - Faculdade Dom Bosco. Possui Graduação em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

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Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos - Letras