Percursos na Antropologia do Islã: Entrevista com Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/rer.v5i1.13780

Palabras clave:

Antropologia

Resumen

Nesta entrevista, Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto comenta seu percurso desde sua formação acadêmica até sua atuação na criação e consolidação de um campo de estudo das sociedades muçulmanas na antropologia brasileira.

Biografía del autor/a

Bruno Ferraz Bartel, Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF). Integrante do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC). Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM) e Antropologia Política e Conflitos: pesquisas empíricas sobre burocracias, religiões e mobilizações sociais. Pesquisador colaborador do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA ? Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa) e do Centro de Estudios de Diversidad Religiosa y Sociedad (Universidade Nacional de Rosário). Realizou pesquisas etnográficas sobre as ambiguidades dos gênios (2012), as controvérsias do culto aos santos (2014) e as renovações do sufismo (2016/2017) no Marrocos. Atua principalmente nos seguintes temas: Ritual e Simbolismo (performance e subjetivação) e Antropologia da Religião (Islã). Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí (PPGAnt/UFPI).

Publicado

2023-06-09

Cómo citar

FERRAZ BARTEL, Bruno. Percursos na Antropologia do Islã: Entrevista com Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto. Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 114–123, 2023. DOI: 10.26694/rer.v5i1.13780. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/entrerios/article/view/5164. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.