Sobre a Revista

Foco e Escopo
A Revista EntreRios é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí, que visa contribuir para a divulgação do conhecimento Antropológico e favorecer o diálogo entre os/as antropólogos/as e profissionais de áreas afins, no Brasil e exterior.
PÚBLICO ALVO
Docentes, pesquisadores e profissionais da área da Antropologia e afins.
POLITICA DE SUBMISSÃO
A Revista terá divulgação eletrônica, impressa e periodicidade semestral. Será constituída das seguintes seções:

I – Artigos: textos científicos inéditos da área da Antropologia e/ou afins;
II - Entrevista: abordagem de assuntos e autores de relevância para a Antropologia;
III – Traduções e Resenhas (livros publicados nos últimos 05 (cinco) anos).
DOCUMENTOS ACEITOS PARA PÚBLICAÇÃO
A Revista EntreRios publica artigos inéditos (temáticos e fluxo contínuo), entrevistas, resenhas e traduções da área de Antropologia e afins, em Português, Espanhol, Inglês e Francês.
Processo de Avaliação pelos Pares
A revista será de responsabilidade da Comissão Editorial (formada por docentes do PPGANT da UFPI), Conselho Editorial (constituído por docentes e pesquisadores internos e externos da UFPI) e pareceristas ad hoc e convidados.

É competência da Comissão Editorial:

I – Indicar os membros do Conselho Editorial e os pareceristas ad hoc e convidados;
II – Assegurar o cumprimento da avaliação dos pareceristas;
III – Avaliar a revista e propor mudanças que favoreçam a qualidade do periódico.

O Editor/a chefe/a terá a função de:

I – Selecionar dentre os trabalhos (artigos inéditos, resenhas, entrevistas e traduções) aprovados pelos pareceristas, aqueles que serão contemplados em cada edição;
II – Acompanha a publicação semestral da revista;
III – Coordenar a editoração, produção e veiculação da revista;
IV – Receber e distribuir os artigos e demais materiais para análise aos Pareceristas convidados e ad hoc.
É de responsabilidade exclusiva dos autores a veracidade dos fatos e dados, bem como das opiniões, apresentados em seus trabalhos, que devem respeitar os princípios éticos da pesquisa.
DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO
A edição da revista será constituída de no mínimo de 06 (seis) artigos inéditos, que serão submetidos ao seguinte processo de seleção:

1ª Fase – Recebimento e seleção do material: será eliminado nesta fase o trabalho que não observar as normas estabelecidas neste regimento e não apresentar uma abordagem antropológica. A Comissão Editorial fará uma seleção prévia e encaminhará os trabalhos aos pareceristas;
2ª Fase – Avaliação dos Pareceristas: Os pareceristas analisarão os trabalhos, avaliando a qualidade e relevância, emitindo parecer: 1) Desfavorável, 2) Favorável e 3) Favorável, condicionado às reformulações necessárias. Quando os pareceristas emitem pareceres discordantes, um recomendando e o outro rejeitando a publicação, um terceiro especialista é convidado a emitir parecer.
3ª Fase – Edição e publicação do material: Os trabalhos que obtiverem parecer favorável serão enviados aos organizadores, que definirão os que integrarão o número da revista.

O processo de avaliação por pares deve ser realizado em um prazo médio de 60 dias, podendo eventualmente demandar prazos adicionais. Assim sendo, estima-se que o processo de avaliação do manuscrito seja realizado em um prazo de até 120 dias.
Periodicidade
Semestral. A revista recebe artigos em regime de fluxo contínuo, para compor os dossies tematicos.
Política de Acesso Livre e Gratuito
A Revista EntreRios oferece Acesso Aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente ao público o resultado de pesquisas científicas avaliadas pelos pares, de modo a tanto fomentar o intercâmbio global de conhecimento científico quanto proporcionar maior democratização do conhecimento. Para tanto, adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
Política de auto-arquivo
A Revista EntreRios permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do publicado pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial).