A questão das drogas: pesquisa, história, políticas públicas, redução de danos e enteógenos. Salvador: EdUFBA – CETAD, 2021
DOI:
https://doi.org/10.26694/rer.v6i2.5760Palavras-chave:
Questão das drogas, Edward MacRae, Antropologia, Redução de Danos, Cannabis, Maconha, Santa MariaResumo
Da série “Drogas: Clínica e Cultura” (Editora da Universidade Federal da Bahia – EdUFBA), a obra “A questão das drogas: pesquisa, história, políticas públicas, redução de danos e enteógenos” de Edward MacRae reúne uma coletânea de ensaios produzidos sobre os diferentes momentos de sua carreira nos distintos campos de atuação interligados à apresentada questão. Acadêmico e militante antiproibicionista engajado nas esferas públicas do debate sobre substâncias psicoativas, sua participação também se deu junto a agentes de saúde em estudos e ações que visam a redução dos danos associados a usos cuja estigmatização e o risco se relacionam fortemente com o proibicionismo e a marginalização, como o fumo do crack e a injeção de determinados fármacos ilegais.
Referências
BECKER, Howard. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Edições, 2008.
BECKER, Howard. Uma teoria da ação coletiva. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Edições, 1977.
BRASIL. Lei nº 11.343/2006, 23 agosto de 2006. Publicada no DOU de 24 ago. 2006.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. 11. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1993.
MACRAE, Edward. Canabis, racismo, resistência cultural e espiritualidade. In: MACRAE, Edward; ALVES, Wagner Coutinho (Org.). Fumo de Angola: canabis, racismo, resistência cultural e espiritualidade. Salvador: Edufba, CETAD, 2016. p. 23-58.
MACRAE, Edward. A questão das drogas: pesquisa, história, políticas públicas, redução de danos e enteógenos. Salvador: EdUFBA – CETAD, 2021.