Gênero e soberania alimentar

reflexões acerca da atuação da mulher rural na construção da segurança alimentar e nutricional no Brasil

Autores

  • Maria Alane Pereira de Brito Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Maria Laís dos Santos Leite Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Suely Salgueiro Chacon Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v10i2.5356

Palavras-chave:

gênero, soberania alimentar, segurança alimentar e nutricional

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre a atuação das mulheres rurais no contexto da Soberania Alimentar e da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil, observando os desafios e os avanços de suas práticas na sociedade contemporânea. Para isso, a pesquisa traz uma abordagem qualitativa, bem como refere-se a uma pesquisa teórica, em que se utilizaram, para sua realização, os métodos de pesquisa documental e bibliográfico. O estudo mostrou que a igualdade de gênero no campo é fundamental para alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional, sendo então necessário fortalecer a organização das mulheres rurais e criar políticas públicas que garantam o acesso igualitário a recursos e serviços, incentivando sua participação política e social. Além disso, concluiu que reconhecer e valorizar o papel das mulheres como guardiãs do conhecimento tradicional, promovendo a troca de experiências e o resgate de práticas ancestrais de manejo dos recursos naturais, é essencial para a construção de sistemas alimentares sustentáveis e justos, nos quais se pode avançar em direção a um país mais justo, saudável e livre da fome.

Biografia do Autor

Maria Alane Pereira de Brito, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Maria Laís dos Santos Leite, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Servidora técnico-administrativa da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Residência Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Suely Salgueiro Chacon, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Estágio pós-doutoral em Economia do Desenvolvimento na Universidad Autónoma de Madrid. Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Mestrado em Economia Rural pela UFC. Graduação em Ciências Econômicas pela UFC.

Downloads

Publicado

2024-01-20