Development of digital communication and information technologies in the training of indigenous and quilombola nurses

Autores

  • Nádile Juliane Costa de Castro Universidade Federal do Pará
  • Raimundo Abreu dos Santos Univesidade Federal do Pará
  • Jhennifer Nycole Rocha da Silva Univesidade Federal do Pará
  • Jainara de Souza Araújo Univesidade Federal do Pará
  • Deisiane da Silva Mesquita Univesidade Federal do Pará
  • Karytta Sousa Naka Univesidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.972

Palavras-chave:

Grupos étnicos, educação em saúde, disseminação da informação, tecnologia, enfermagem

Resumo

Objetivo:  relatar o desenvolvimento de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação como mediador no processo de formação de discentes indígenas e quilombolas em Enfermagem. Método: relato de experiência sobre o desenvolvimento de tecnologias de um projeto de extensão de uma universidade da região Norte. Utilizou de repositório de uma mídia social e relatório. O recorte temporal foi de março de 2020 a março de 2021 realizado no percurso da modalidade do ensino remoto. Realizou-se o desenvolvimento de 38 postagens. Resultados:  o projeto usou dos recursos tecnológicos para diminuir os impactos da pandemia na formação acadêmica e neste percurso foram identificadas duas categorias para sua implementação: uso de tecnologias no processo de divulgação e disseminação da informação na extensão universitária; e tecnologias para efetivação das políticas afirmativas na Enfermagem. Considerações finais:  as tecnologias são mediadoras no processo de formação em Enfermagem e na implementação da formação de discentes oriundos de políticas afirmativas nos espaços acadêmicos. Esses recursos tecnológicos podem proporcionar, de forma clara e objetiva, a disseminação de conhecimento para a comunidade, em geral, a partir da transformação social, e sobre temáticas do processo saúde-doença e cotidiano, além de diminuir as desigualdades com grupos tradicionais.

Biografia do Autor

Nádile Juliane Costa de Castro, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Socioambietais pelo NAEA/UFPA. mestre em Doenças Tropicais pelo NMT/UFPA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPA e da Faculdade de Enfermagem da UFPA. Professora Coordenadora da Atividade Curricular de Enfermagem em Saúde Coletiva. Cooordenadora de projetos de extensão com povos e comunidades tradicinais amazônicas e com uso de tecnologias diagitais para comunicação e divulgação cientifica em saúde. Pesquisa formação, cultura e agravos com populações em situação de vulnerabilidade na amazônia.

Raimundo Abreu dos Santos, Univesidade Federal do Pará

Indígena da etnia Tembé. Graduando em Enfermagem da UFPA. Técnico de Enfermagem da Casa de Saúde do Indio do DSEI Guamá Tocantins. Bolsista de Extensão Universitária e aluno voluntário de iniciação científica.

Jhennifer Nycole Rocha da Silva, Univesidade Federal do Pará

Discente de graduação em Enfermagem. Bolsista de Iniciação Cientifica.

Jainara de Souza Araújo, Univesidade Federal do Pará

Discente de graduação em Enfermagem. Bolsista de extensão e bolsista voluntária do Iniciação cientifica

Deisiane da Silva Mesquita, Univesidade Federal do Pará

Doutoranda da FIOCRUZ. Mestre em vigilância IEC/SVS. Docente de nivel superior. Membro de projetos de extensão da UFPA. Pesquisa saúde da criança e de povos e populações em situação de vulnerabilidade social.

Karytta Sousa Naka, Univesidade Federal do Pará

Doutoranda em Saúde coletiva pela IESC/UFRJ. Mestre em vigilância sanitária IEC/SVS. Docente de nível superiro. Membro de projetos de extensão e pesquisa da UFPA. Pesquisadora da área de ambiente e saúde, saúde de comunidades quilombolas e formação em saúde e Enfermagem. 

Publicado

2022-05-16

Como Citar

1.
Castro NJC de, Santos RA dos, Silva JNR da, Araújo J de S, Mesquita D da S, Naka KS. Development of digital communication and information technologies in the training of indigenous and quilombola nurses. Rev Enferm UFPI [Internet]. 16º de maio de 2022 [citado 25º de novembro de 2024];10(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/972

Edição

Seção

Relato de Experiência

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