Health education in adherence to treatment for diabetic patients
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Diabetes Mellitus Tipo 2, Participação do pacienteResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i3.1097
OBJETIVO: Objetivou-se avaliar o conhecimento de pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) antes e após intervenções educativas. METODOLOGIA: Trata-se de estudo prospectivo e de intervenção, com 87 pacientes cadastrados no programa HPERDIA. RESULTADOS: Os dados foram coletados entre agosto e outubro de 2011, utilizando-se formulário semiestruturado e questionário antes e após as intervenções educativas para avaliar o conhecimento destes acerca do DM2. Da amostra 67,8% eram mulheres, 45,3% tinham idade entre 51 e 68 anos, 73,6% possuíam renda de até dois salários mínimos e 63,2% cursaram o ensino fundamental. Quanto ao conhecimento, antes da intervenção 80,0% tinham de pouco a bom nível, enquanto no pós-teste a maioria teve um conhecimento de bom a mais que bom, com 29%, 4% e 58,8%, respectivamente. CONCLUSÃO: Conclui-se que a educação em saúde é um instrumento na construção de saberes voltados à adesão ao tratamento e um meio simples para o aumento da qualidade de vida.
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