Educational action of the nurse in primary care: a view of arterial hypertension patients

Autores

  • Márcia Astrês Fernandes, Aline Raquel de Sousa, Mariza Márcia Rodrigues Gomes, Patrícia Maria Gomes de Carvalho, Augusto Everton Dias Castro Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Enfermagem, Hipertensão, Educação em Saúde

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i2.972

Objetivos: Levantar e discutir a visão dos portadores de hipertensão arterial sistêmica sobre as atividades educativas realizadas pelo enfermeiro para controle e prevenção da doença. Metodologia: Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. O cenário do estudo foi uma Unidade Básica de Saúde - UBS do município de Teresina-PI. Os sujeitos foram 156 pacientes hipertensos. A coleta de dados ocorreu nos meses de Março a Junho de 2010 por meio da aplicação de um questionário. Resultados: O estudo evidenciou que, ao apresentarem elevação da pressão arterial, 88% tomam o medicamento prescrito. A maioria (57%) era do sexo feminino e participava regularmente das reuniões de acompanhamento realizadas na UBS. Quanto às orientações recebidas do profissional enfermeiro, a maioria (94%) afirmou receber orientações quanto ao uso correto da medicação, a dieta adequada e a realização de atividades físicas. Todos (100%) consideraram que as informações recebidas são necessárias e importantes. Conclusão: Os pacientes reconhecem a prática educativa exercida pelo enfermeiro na Estratégia Saúde da Família como um instrumento essencial e fundamental no acompanhamento e controle da Hipertensão Arterial Sistêmica, especialmente pela
proximidade mantida entre o cliente e o profissional.

Downloads

Publicado

2020-09-17

Como Citar

1.
Márcia Astrês Fernandes, Aline Raquel de Sousa, Mariza Márcia Rodrigues Gomes, Patrícia Maria Gomes de Carvalho, Augusto Everton Dias Castro. Educational action of the nurse in primary care: a view of arterial hypertension patients. Rev Enferm UFPI [Internet]. 17º de setembro de 2020 [citado 5º de novembro de 2024];2(2). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/63

Edição

Seção

Original

Artigos Semelhantes

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.