Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study
DOI:
https://doi.org/10.26694/reufpi.v12i1.4078Palavras-chave:
Primeiros socorros, Educação em saúde, Professores escolares, Capacitação de professoresResumo
Objetivo: Testar uma intervenção educativa para professores de creche sobre primeiros socorros, quanto aos desfechos de conhecimento e habilidade. Métodos: Estudo quase-experimental do tipo antes e depois, realizado em dez creches municipais públicas no Piauí, no período de setembro a outubro de 2019. A amostra foi composta de 36 professores e a coleta de dados foi realizada em três etapas: pré-teste acerca do conhecimento e habilidades em primeiros socorros; aplicação de atividade educativa teórico-prática; e pós-teste. Os dados foram analisados a partir do teste de Wilcoxon. Resultados: 97,2% são do sexo feminino, a média de idade é de 41,47 (± 9,48) anos, 86,1% são apenas graduados e 13,9% têm pós-graduação. Ademais, 97,2% não realizaram curso de primeiros socorros e 58,3% já haviam presenciado alguma necessidade desse tipo de atendimento. Os participantes apresentaram aumento do conhecimento após a intervenção nos seguintes itens: acionamento de socorro (p=0,000); detecção e conduta na parada cardiorrespiratória (p=0,000; p=0,002); e conduta em hemorragias (p=0,001). A habilidade técnica dos profissionais apresentou aumento em todos os passos do atendimento em vítimas de parada cardiorrespiratória com p<0,05 na totalidade de itens avaliados. Conclusão: Após a intervenção, observou-se aumento do conhecimento e habilidade dos professores sobre situações de primeiros socorros.
Referências
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. 62ª ed. Brasília: Senado Federal; 2023.
Ministério da Saúde (BR). Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Brasília: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; 2021.
Galindo NNM, Carvalho GCN, Castro RCMB, Caetano JA, Santos ECBD, Silva TMD, Vasconcelos EMRD. Teachers' experiences about first aid at school. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018; 71(4):1678-84. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0715
Brito JG, Oliveira IP, Godoy CB, França APSJM. Effect of first aid training on teams from special education schools. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2020; 73(2):e20180288. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0288.
Secretaria Geral da Presidência (BR). Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018. Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Brasília: Secretaria Geral da Presidência; 2018.
Silva DP, Nunes JBB, Farias Moreira RT, Costa LC. First aid: object of health education for teachers. Rev. Enferm. UFPE on line. [Internet]. 2018; 12(5):1444-53. doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i5a234592p1444-1453-2018
Dahal G, Vaidya P. Knowledge of first aid in school students and teachers. J Nepal Health Res Counc. [Internet]. 2022; 20(1):96-101. doi: 10.33314/jnhrc.v20i01.3886.
Al Gharsan M, Alarfaj I. Knowledge and practice of secondary school teachers about first aid. J Family Med Prim Care. [Internet]. 2019; 8(5):1587-93. doi: 10.4103/jfmpc.jfmpc_76_19.
Santana MMR, Toledo LV, Moreira TR, Alves KR, Ribeiro L, Sá Diaz FBB. Educational intervention in first aid for basic education students. 2020; 10;e70. doi: 10.5902/2179769236507.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar 2022. Brasília; 2022.
Lima RS, Silva JH. Feminization of teaching in the Sorocaba municipal school system under the teacher’s perspectiv. Série Estudos. [Internet]. 2021; 26(57):209-30. doi: 10.20435/serie-estudos.v26i57.1414.
Alvim AL, Silva C, Silva DPS, Rocha RLP. Knowledge of first aid: a comparative study among public and private school teachers. Revista Eletrônica Acervo Saúde. [Internet]. 2019; 27. doi: 10.25248/reas.e1019.2019.
Araújo AR, Gubert FA, Tomé MABG, Martins MC, Fontenele NL, Barros EC. Accident prevention in a day care center: experience with parents, teachers and pre-school children. Rev. Enferm. UFPE on line. [Internet]. 2017; 11(04):1671-8. doi: 10.5205/reuol.10438-93070-1-RV.1104sup201709
Hosapatna M, Bhat N, Belle J, Priyadarshini S, Ankolekar VH. Knowledge and Training of Primary School Teachers in First Aid - A Questionnaire Based Study. Kurume Med J. [Internet]. 2021; 66(2):101-6. doi: 10.2739/kurumemedj.MS662001.
Calandrim LF, Santos AB, Oliveira LR, Massaro LG, Vedovato CA, Boaventura AP. First aid at school: teacher and staff training. Rev RENE. [Internet]. 2017; 18(3):292-9. doi: 10.15253/2175-6783.2017000300002.
Li F, Zhang JS, Sheng XY, Wang JL, Shen XM, Xia WP, Shen LX, Jiang F. Effects of three different first-aid training methods on knowledge retention of caregivers and teachers: a randomized and longitudinal cohort study in China. Public Health. [Internet]. 2020; 178:97-104. doi: 10.1016/j.puhe.2019.08.021.
Carbogim FC, Luiz FS, Oliveira LB, Braz PR, Santos KB, Puschel VAA. Effectiveness of a teaching model in a first aid course: a randomized clinical trial. Texto & contexto enferm. [Internet]. 2020; 29. doi: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0362
Martins AS, Cappelli KA, Jonge AL, Azevedo MW, Santos HM, Gomes TM, et. al. First aid workshops in children with education professionals:an experience report. Raízes e Rumos [Internet]. 2018; 6(1):87-96. Disponível em: http://seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/7695/7233.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.