Educational intervention performed with hypertensive of a Family Health Strategy
Palavras-chave:
Hispertensão, Educação em saúde, EnfermagemResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i3.5082
Objetivo: descrever a experiência de intervenções educativas realizadas com grupo de hipertensos de uma Unidade Básica de Saúde do município de Picos-PI/Brasil. Metodologia: relato de experiência resultado da implementação de intervenções educativas desenvolvidas entre os meses de outubro e novembro de 2015, por meio de ações grupais direcionadas aos hipertensos, sendo realizados cinco encontros. Resultados: a experiência evidenciou a satisfação dos hipertensos em participar de estratégias educativas como esta, no entanto houve baixa adesão, tendo em vista a grande representatividade dos mesmos na área adstrita a Unidade Básica de Saúde, na qual as práticas foram desenvolvidas, fazendo-se necessárias estratégias que propiciem a maior adesão dessa comunidade as ações de educação em saúde. Os profissionais de saúde precisam ser mais sensibilizados a valorizar e aprimorar suas práticas pedagógicas, visando a disseminação do conhecimento e sensibilização da comunidade. Conclusão: estratégias de educação são fundamentais ao tratamento de pessoas com doenças crônicas, em especial a hipertensão, pois disseminam o conhecimento necessário ao manejo da doença, favorecendo a minimização de complicações, além do aumento da qualidade e expectativa de vida.
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