Schoolchildren's oral health care during the COVID-19 pandemic: an experience report

Autores

  • Natália Palmeira Gomes de Oliveira
  • Waleska Fernanda Souto Nóbrega
  • Jéssica Kelly Ramos Cordeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.2776

Palavras-chave:

Educação em Saúde Bucal, Promoção da saúde, Saúde da criança, COVID-19

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência vivenciada na realização de atividades educativas e preventivas em saúde bucal para o público de crianças escolares do interior do Rio Grande do Norte, em meio à pandemia de COVID-19. Métodos: Relato de experiência vivenciada por cirurgiã-dentista atuante em uma unidade básica de saúde do interior de Potiguar. Foi realizada busca ativa dos escolares através da parceria entre as instituições municipais e a equipe de Saúde da Família. As atividades ocorreram entre junho e agosto de 2020, envolvendo 207 escolares. Contaram com ações de promoção à saúde infantil, para as crianças e os responsáveis, considerando-se o contexto da família para geração de mudança. Resultados: Os escolares receberam avaliação bucal, orientação sobre a higiene bucal, escovação supervisionada. Houve preenchimento do Odontograma e ficha clínica. Foram ofertadas orientações aos pais/responsáveis em forma de folheto, entrega de kit de higiene bucal, brindes e Certificado de Tratamento Concluído. Conclusão: Através dessa ação, foi possível acompanhar a situação epidemiológica das doenças bucais da população em idade escolar e realizar as atividades previstas no Programa Saúde na Escola, mantendo-o implementado, mesmo durante um período em que diversos procedimentos foram suspensos devido à pandemia.

Publicado

2022-12-31

Como Citar

1.
Oliveira NPG de, Nóbrega WFS, Cordeiro JKR. Schoolchildren’s oral health care during the COVID-19 pandemic: an experience report. Rev Enferm UFPI [Internet]. 31º de dezembro de 2022 [citado 23º de abril de 2024];11(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2776

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)