Nursing professionals knowledge on the use of toys in the care of hospitalized children

Autores

  • Maria Fernanda Pereira Gomes, Isabella Dutra Silva, Verusca Kelly Capellini niversidade Paulista e da Fundação Educacional do Município de Assis

Palavras-chave:

Ludoterapia, Saúde da Criança, Humanização da Assistência, Enfermagem pediátrica

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i1.4490

Objetivo: apontar o conhecimento e opinião dos profissionais de enfermagem que trabalham na clínica pediátrica de um hospital do interior do Estado de São Paulo, sobre o papel da brinquedoteca e do brinquedo na prática assistencial de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo realizado num hospital do interior do Estado de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram 7 enfermeiros, 1 técnico de enfermagem e 13 auxiliares de enfermagem. O questionário utilizado na pesquisa é composto por questões fechadas que permite opções favoráveis e desfavoráveis sobre o uso do brinquedo e da brinquedoteca. Resultados: 38,0% dos profissionais entrevistados afirmaram que é opcional a existência da brinquedoteca. Quanto a utilização do brinquedo para explicar as crianças os procedimentos realizados, 42,8% dos profissionais afirmaram que raramente utilizam o brinquedo na prática e outros 42,8% afirmaram que nunca o utilizam. Os profissionais de enfermagem reconhecem a importância que o brinquedo tem para a recuperação da criança, no entanto, poucos utilizam o brinquedo no cuidado de enfermagem. Conclusão: É importante que nas instituições de saúde seja implantado o uso do brinquedo nos cuidados às crianças e que os profissionais de enfermagem sejam capacitados em relação à humanização e a utilizar o brinquedo.

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Publicado

2020-10-20

Como Citar

1.
Maria Fernanda Pereira Gomes, Isabella Dutra Silva, Verusca Kelly Capellini. Nursing professionals knowledge on the use of toys in the care of hospitalized children. Rev Enferm UFPI [Internet]. 20º de outubro de 2020 [citado 3º de novembro de 2024];5(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/329

Edição

Seção

Original

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