Simulation design evaluation by students at the admission of pregnant woman in labor
DOI:
https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.763Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Estudantes de enfermagem, Treinamento por simulaçãoResumo
Objetivo: avaliar o delineamento da simulação realística enquanto estratégia de ensino-aprendizagem. Método: estudo descritivo, com abordagem quantitativa desenvolvido entre Agosto/2019 a Julho/2020 em instituição de ensino superior pública. Participaram do estudo alunos do 3º e 4º ano de ensino do curso de graduação em Enfermagem. A coleta de dados se deu pela aplicação de dois instrumentos: um questionário sociodemográfico e a Escala do Design da Simulação, após os discentes participarem de um cenário sobre admissão da gestante em trabalho de parto. Os dados foram tabulados no programa Excel versão 2016 e as variáveis categóricas apresentadas como frequência absoluta e relativa. Resultados: a caracterização sociodemográfica revelou um total de 51 participantes, onde 80,4 % (n=41) são do sexo feminino e 19,6% do sexo masculino (n=10). Com idade entre 21 e 25 anos. Quanto ao design da simulação, os alunos sentem-se autoconfiantes com seu uso e atribuem um elevado grau de importância à prática clínica. Conclusão: a simulação realística quando bem-estruturada e coesa desponta como instrumento útil no processo pedagógico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.