Simulation design evaluation by students at the admission of pregnant woman in labor

Autores

  • Raniele da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Iellen Dantas Campos Verdes Rodrigues Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.763

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Estudantes de enfermagem, Treinamento por simulação

Resumo

Objetivo: avaliar o delineamento da simulação realística enquanto estratégia de ensino-aprendizagem. Método: estudo descritivo, com abordagem quantitativa desenvolvido entre Agosto/2019 a Julho/2020 em instituição de ensino superior pública. Participaram do estudo alunos do 3º e 4º ano de ensino do curso de graduação em Enfermagem. A coleta de dados se deu pela aplicação de dois instrumentos: um questionário sociodemográfico e a Escala do Design da Simulação, após os discentes participarem de um cenário sobre admissão da gestante em trabalho de parto. Os dados foram tabulados no programa Excel versão 2016 e as variáveis categóricas apresentadas como frequência absoluta e relativa. Resultados: a caracterização  sociodemográfica revelou um total de 51 participantes, onde 80,4 % (n=41) são do sexo feminino e 19,6% do sexo masculino (n=10). Com idade entre 21 e 25 anos. Quanto ao design da simulação, os alunos sentem-se autoconfiantes com seu uso e atribuem um elevado grau de importância à prática clínica. Conclusão: a simulação realística quando bem-estruturada e coesa desponta como instrumento útil no processo pedagógico.

Publicado

2021-09-16

Como Citar

da Silva, R., & Dantas Campos Verdes Rodrigues, I. . (2021). Simulation design evaluation by students at the admission of pregnant woman in labor. Rev Enferm UFPI, 10(1). https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.763

Edição

Seção

Original