Semioapp application validity for teaching skin semiology in older adults

Autores

  • Yonara Cristiane Ribeiro
  • Thiago Quinellato Louro
  • Ana Claudia Mateus Barreto
  • Mariângela Gobatto
  • Matheus Vidal Azevedo Palermo
  • Carolina Vilela Santos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.3148

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Pele, Aplicativos móveis, Tecnologia educacional

Resumo

Objetivo: Validar o conteúdo e aparência de um aplicativo voltado para o ensino do exame físico da pele da pessoa idosa na graduação em enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica aplicada para validação de conteúdo do aplicativo Semioapp, que tem como tema o exame físico da pele da pessoa idosa. A mesma foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense, e participaram 27 juízes. Para análise dos dados, utilizaram-se a estatística descritiva e o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo. Foram considerados validados os itens que obtiveram nas respostas índice de concordância entre os especialistas maior ou igual a 0,78. Resultados: Participaram 27 juízes, graduados em enfermagem, sendo que 14,8% eram doutores, 11,1%, mestres, 59,3%, especialistas e 14,8%, especializandos. O perfil sociodemográfico dos participantes demonstra que houve uma participação majoritária de 88,9% da figura feminina, enquanto que, na masculina, houve 11,1%. A média dos blocos avaliativos foi de 88,1%. Em relação ao segundo bloco, a média foi de 79%, e o terceiro bloco obteve média de 82,4%. O IVC-G total foi de 86%. Considerações finais: O objetivo foi alcançado, e o Semioapp, validado, pois obteve um resultado acima da média considerada aceitável nesta pesquisa.  

Publicado

2022-12-31

Como Citar

1.
Ribeiro YC, Louro TQ, Barreto ACM, Gobatto M, Palermo MVA, Silva CVS da. Semioapp application validity for teaching skin semiology in older adults. Rev Enferm UFPI [Internet]. 31º de dezembro de 2022 [citado 25º de novembro de 2024];11(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3148

Edição

Seção

Original

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