Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report

Autores

  • Beatriz Maria dos Santos Santiago Ribeiro Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Camilla Samira de Simoni Bolonhezi Universidade Estadual de Maringá. Maringá-Paraná
  • Fábio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.814

Palavras-chave:

Transferência de experiência, Educação a distância, Estudantes de enfermagem

Resumo

Objetivo: relatar as dificuldades educacionais observadas em um curso de enfermagem em meio à pandemia da COVID-19. Método: a experiência foi produzida na disciplina de Saúde Ocupacional de um curso de graduação em enfermagem de uma instituição privada de ensino superior, localizada no Norte do Paraná. Resultados: os estudantes sentiram necessidade de expor as dificuldades para o aprendizado e a adaptação ao modelo de educação remoto implementado em função das medidas de isolamento e de distanciamento social. As atividades mencionadas não se referem apenas à adaptação ao novo modelo, mas atravessam questões como a própria organização da gestão educacional diante do cenário de pandemia. Foram identificadas fragilidades por parte dos alunos pela necessidade de rápida adaptação às tecnologias necessárias para o desenvolvimento e acompanhamento das aulas de modo remoto. Conclusão: embora algumas ferramentas digitais de informação e comunicação já estivessem presentes no cotidiano desses alunos em algumas disciplinas, problematiza-se que o contexto da pandemia potencializou as dificuldades com tais tecnologias pelo fato de elas se tornarem mediadoras exclusivas dos processos formativos, demandando a necessidade de construção de modelos que empregassem esses elementos de modo obrigatório resultando em impactos psicológicos.

Publicado

2021-04-12

Como Citar

Ribeiro, B. . M. dos S. S. ., Bolonhezi, C. S. de S. ., & Scorsolini-Comin, F. (2021). Educational difficulties of nursing students during the COVID-19 pandemic: an experience report. Rev Enferm UFPI, 10(1). https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.814

Edição

Seção

Relato de Experiência