Analysis of the concept of professionalism in nursing education

Autores

  • Eli Carlos Martiniano Universidade Regional do Cariri
  • Mikaelle Ysis da Silva Universidade Regional do Cariri
  • Maria do Socorro Vieira Lopes Universidade Regional do Cariri
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado Universidade Regional do Cariri
  • Álissan Karine Lima Martins Universidade Regional do Cariri
  • Glauberto da Silva Quirino Universidade Regional do Cariri
  • Luanna Gomes da Silva Universidade Regional do Cariri
  • Evanira Rodrigues Maia Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.2845

Palavras-chave:

Profissionalismo, Ensino, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Clarificar o conceito de profissionalismo para o ensino de enfermagem. Métodos:  Análise conceitual, por meio do método de Walker e Avant, identificando o uso do conceito nas bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed®), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Índice Bibliográfico Español em Ciencias de la Salud (IBECS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde(LILACS) e Banco de Dados de Enfermagem (BDENF), utilizando termos Medical Subject Headings (MeSH) “Professionalism”, “Teaching” e “Nursing”. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, selecionaram-se 18 artigos. Houve identificação dos atributos pela técnica de análise de conteúdo. Elaboraram-se casos modelo e contrário, com respectivo uso e não uso do conceito. Identificaram-se elementos antecedentes, atributos e consequentes. Como antecedentes: experiência, educação profissional, valores profissionais, socialização e formação positiva; como atributos: identidade profissional, atitude profissional, competência, domínio, ética, autonomia, papel profissional e comportamento profissional; e como consequentes: qualidade profissional, profissionais preparados, aquisição de habilidade, compromisso, autoconceito profissional e colocações práticas bem-sucedidas. Conclusão: Pode-se entender profissionalismo como conjuntura de qualidades que perpetuam o comportamento e o desempenho do papel profissional para o âmbito do ensino, como conhecimento, ética, atitude, domínio, autonomia e competência.

Publicado

2022-12-31

Como Citar

1.
Martiniano EC, Silva MY da, Lopes M do SV, Machado M de FAS, Martins Álissan KL, Quirino G da S, et al. Analysis of the concept of professionalism in nursing education. Rev Enferm UFPI [Internet]. 31º de dezembro de 2022 [citado 19º de novembro de 2024];11(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2845

Edição

Seção

Revisão

Artigos Semelhantes

<< < 34 35 36 37 38 39 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)