Art of painting in women’s bellies: experiences of nursing students

Authors

  • Juliane Portella Ribeiro, Bruna Bubolz de Oliveira, Cristiane dos Santos Oliveira, Emily Larroque Sell, Fabiane Voss Klemtz, Greici do Nascimento Marten Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Keywords:

Gravidez, Pintura, Enfermagem

Abstract

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8383-87

Objetivo: descrever a experiência de acadêmicas de enfermagem na realização da arte de pintura no ventre grávido, enfatizando suas percepções acerca das reações das gestantes. Metodologia: relato de experiência de acadêmicas que participam do projeto de extensão “Prevenção e Promoção da Saúde em grupos de Gestantes e Puérperas”. Refere-se especificamente a realização da arte de pintura no ventre grávido, desenvolvida na Maternidade do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, no segundo semestre de 2017. Resultados: a interação acadêmicas-gestantes oportunizou a emergência do cuidado integral e humanizado, visto que transcendeu os aspectos biológicos e patológicos envolvidos na gestação, oportunizando a escuta e o projetar-se na relação futura com o filho. Considerações finais: a vivência no projeto de extensão, desenvolvido na unidade de maternidade, aliado ao uso da pintura do ventre materno proporcionou ao acadêmico de enfermagem uma aprendizagem vinculada ao exercício da humanização com potencial de uma conduta aplicável ao processo de cuidar da mulher grávida hospitalizada.

Published

2020-11-24

How to Cite

1.
Juliane Portella Ribeiro, Bruna Bubolz de Oliveira, Cristiane dos Santos Oliveira, Emily Larroque Sell, Fabiane Voss Klemtz, Greici do Nascimento Marten. Art of painting in women’s bellies: experiences of nursing students . Rev Enferm UFPI [Internet]. 2020 Nov. 24 [cited 2024 Nov. 24];8(3). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/590

Issue

Section

Relato de Experiência

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.