Education and health: an experience report on the family health strategy

Authors

  • Kellya Rhawyllssa Barros Luz, Luisa Helena de Oliveira Lima Universidade Federal do Piaui

Keywords:

Educação em saúde, Promoção da saúde, Atenção primária

Abstract

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8esp65-69

Objetivo: Relatar a experiência vivenciada nas atividades de educação em saúde na Estratégia de Saúde da Família. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência acerca do trabalho de educação em saúde ao longo do ano, na escola e comunidade. Inicialmente foi realizada reunião de trabalho com profissionais da Estratégia de Saúde da Família e do Núcleo Ampliado à Saúde da Família. Seguida da divisão de tarefas e execução das mesmas através de exposição oral dialogada e dinâmicas na escola e comunidade. Por fim avaliação, sendo destacados pontos positivos e negativos para aperfeiçoamento subsequente. Resultados: Percebe-se que as ações em saúde executadas atingem seu ápice na satisfação do usuário em participar de forma ativa no processo educacional, com a criação do vínculo e a confiança no profissional. Por conseguinte percebido aumento na procura ao serviço de saúde seja para realização de consultas ou especificamente para condução de dúvidas frequentes. Considerações finais: Por mais simples que sejam as atividades educativas, com exposição dialogada, essas surtem efeito na vida dos escolares e na comunidade, contribuindo para a construção e o aprimoramento do saber-fazer no tocante ao ensinar-aprender, promovendo saúde.

Published

2020-11-24

How to Cite

1.
Kellya Rhawyllssa Barros Luz, Luisa Helena de Oliveira Lima. Education and health: an experience report on the family health strategy. Rev Enferm UFPI [Internet]. 2020 Nov. 24 [cited 2024 Nov. 23];8(spe). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/560

Issue

Section

Relato de Experiência

Similar Articles

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.