Burnout syndrome: the influence of the unit of performance in the professional consuming of nurses
Keywords:
Burnout, Estresse Ocupacional, EnfermeirosAbstract
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i2.752
Objetivo: Determinar a relação entre unidade de atuação e o nível da Síndrome de Burnout em enfermeiros de um hospital de grande porte, de ensino, em Teresina. Método: Trata-se de um estudo descritivo e transversal, fundamentado no método quantitativo de análise de dados. A amostra foi constituída de 92 profissionais, de um total de 127. Para coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: um formulário, para levantamento dos dados sociodemográficos, profissionais/ocupacionais, e o Maslach Burnout Inventory
(MBI). Os dados foram tabulados e analisados, utilizando-se o Excel e o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados: obtidos do MBI indicaram que os enfermeiros apresentaram nível médio de burnout em ambas as unidades, porém, os que atuavam em unidades abertas apresentaram maior predisposição à síndrome. Conclusão: Verifica-se a necessidade de discutir as condições de trabalho do enfermeiro, independentemente da unidade onde ele atua. A Enfermagem torna-se uma profissão cada vez mais estressante e predisposta ao adoecimento.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.