Cardiac arrest and resuscitation in the view of nurses in the emergency room
Palavras-chave:
Parada cardiorrespiratória, Ressuscitação cardiopulmonar, Educação em enfermagemResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i1.2064
Objetivo: conhecer o domínio teórico dos enfermeiros de um hospital de pronto socorro quanto à identificação da Parada cardiorrespiratória e as manobras de ressuscitação preconizadas pelas diretrizes da American Heart Association de 2010. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de natureza quantitativa. Os sujeitos foram dez enfermeiras que atuam nas unidades de terapia intensiva e na emergência de um hospital de pronto socorro de Porto Alegre - RS. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada realizada em maio de 2014 e submetidos à análise de conteúdo. Resultados: a pesquisa demonstrou que, a maioria das questões referentes ao estudo apresentou clareza de entendimento
na opinião dos participantes. Quanto à identificação da parada, não houve dúvidas. Há, contudo, erros consideráveis nas questões referentes às manobras de Ressuscitação. Conclusões: evidenciou-se a necessidade de atualização dos enfermeiros das referidas unidades sobre procedimentos de Ressuscitação, visto que, para uma assistência eficaz e segura, dentre outros fatores, é necessário conhecimento adequado por parte da equipe assistencial. Também, considera-se importante o incentivo da educação continuada para estes e demais profissionais de saúde, pelo fato de serem os que permanecem 24 horas na assistência aos pacientes e suas devidas intercorrências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.