Assistive technology in health promotion for older people

Authors

  • Ruth Suelle Barros Fonseca, Luana Lima Gonçalves, Grazielle Roberta Freitas da Silva, Elaine Cristina Carvalho Moura, Chrystiany Plácido de Brito Vieira, Gláucia Antônia Viana de Azevedo Universidade Federal do Piaui

Keywords:

Promoção da Saúde, Saúde do Idoso, Mídia Audiovisual, Enfermagem

Abstract

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i1.2703

Objetivo: Descrever uma Tecnologia Assistiva na modalidade de vídeo educativo sobre Promoção da Saúde dirigida a pessoas idosas assistidas pela Estratégia de Saúde da Família. Metodologia: Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizada pelo método de análise de conteúdo do tipo categorial. A pesquisa foi realizada em uma Universidade pública do Piauí, de julho a agosto de 2013. Resultados: Categorias encontradas: (1) Prática de atividade física e (2) Alimentação saudável. Sobre o conteúdo cientifico transmitido, o vídeo encontra-se de acordo com a literatura atual. E no que se refere à adequação ao públicoalvo e linguagem, a Tecnologia Assistiva possui características que aproximam a história e as personagens do público, o que facilita o processo de aprendizagem, e outras que podem limitar este processo. Conclusão: A Tecnologia Assistiva configura-se como um instrumento de educação em saúde que pode ser utilizada na transmissão do conhecimento para idosos da região em que foi produzida e espera-se que a iniciativa estimule trabalhos futuros .

Published

2020-10-05

How to Cite

1.
Ruth Suelle Barros Fonseca, Luana Lima Gonçalves, Grazielle Roberta Freitas da Silva, Elaine Cristina Carvalho Moura, Chrystiany Plácido de Brito Vieira, Gláucia Antônia Viana de Azevedo. Assistive technology in health promotion for older people . Rev Enferm UFPI [Internet]. 2020 Oct. 5 [cited 2024 Nov. 24];4(1). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/244

Similar Articles

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.