Construction and validation of a brief motivational interview script: welcome of people living with HIV

Authors

  • Priscilla Stephanny Carvalho Matias Nascimento Instituto Federal de Pernambuco
  • Cynthia Roberta Dias Torres Silva Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco
  • Valdirene Pereira da Silva Carvalho Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco
  • Khelyane Mesquita de Carvalho Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil
  • Josicleide Montenegro da S. G. Alcoforado Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.1620

Keywords:

Tecnologia educacional, Educação em Saúde, Síndrome da imunodeficiência adquirida, Autocuidado, Comportamentos de risco a saude, Entrevista motivacional

Abstract

Objetivo: construir e validar roteiro de entrevista motivacional breve para profissionais da saúde em serviços de assistência especializada, com ênfase no acolhimento e motivação de pessoas vivendo com HIV. Métodos: estudo metodológico realizado com nove juízes especialistas e avaliação com nove enfermeiros. O roteiro foi construído com base em referencial científico internacional e estruturado em cinco fases, visando sistematizar a comunicação terapêutica entre profissional e usuário. Considerou-se válido o item com Índice de Validade de Conteúdo maior que 0,8 ou cuja proporção de concordância, verificada com o teste binomial, foi estatisticamente igual ou superior a 80%. Resultados: todos os itens foram avaliados como pertinentes e o Índice de Validade de Conteúdo teve média de 0,95 pelos juízes e público-alvo, respectivamente. Conclusão: o roteiro foi validado quanto ao seu conteúdo e aparência e pode ser utilizado como ferramenta de acolhimento e motivação em serviços de assistência especializada para pessoas vivendo com HIV.

Author Biographies

Cynthia Roberta Dias Torres Silva , Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Piauí (2010). Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva (IBPEX). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem -nível acadêmico - da Universidade Federal do Piauí. Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Pesqueira. Membro ativo do grupo de estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem (GEMESE-UFPI). Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Processo de Cuidar em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: estomaterapia, doenças crônicas, envelhecimento saudável, reabilitação e qualidade de vida.

Valdirene Pereira da Silva Carvalho, Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco

Mestrado em Gestão e Economia da Saúde , UFPE(20216).Graduação em Enfermagem - Bacharelado pela Universidade de Pernambuco (1992). Especialização em Enfermagem Obstétrica (2003) pela UPE, especialização em Educação Profissional - Enfermagem (2003) pela UFPE - FIOCRUZ, Especialização em Metodologia do Ensino Superior(2002) pela UPE, especialização em Saúde Pública (2000) pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e Curso de Qualificação de Gestores do SUS II pela EAD/ENSP/CPqAM-Fiocruz( aperfeiçoamento). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Pesqueira e Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Sertânia - PE. Tem experiência na área de Enfermagem Pública e Saúde Coletiva. Atuando principalmente nas seguinte áreas: Educação em Saúde e Atenção Primária á Saúde.

Khelyane Mesquita de Carvalho, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil

Professora efetiva do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Técnico de Teresina/Universidade Federal do Piauí. Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI, especialista em Terapia Intensiva pela SOBRATI e Docência do ensino superior pela FAESPI. Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de enfermagem em terapia intensiva e Unidade de Terapia Intensiva Cardíaca. Possui graduação em Tecnologia em Alimentos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Controle de qualidade de água para produção de bebidas, insumos (embalagem), matéria-prima, produto em elaboração para produção de cerveja e refrigerante, bem como experiência no controle de água para hemodiálise.

Josicleide Montenegro da S. G. Alcoforado, Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco

Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem do IFPE, Campus /Pesqueira, Graduada e Licenciada em Enfermagem, Mestre Profissional em Gestão e Economia da Saúde. Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência MBA em Administração Hospitalar Gestão da Emergência em Saúde Pública, Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente.

Published

2022-05-16

How to Cite

1.
Carvalho Matias Nascimento PS, Dias Torres Silva CR, Pereira da Silva Carvalho V, Mesquita de Carvalho K, Montenegro da S. G. Alcoforado J. Construction and validation of a brief motivational interview script: welcome of people living with HIV. Rev Enferm UFPI [Internet]. 2022 May 16 [cited 2024 Nov. 24];10(1). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/1620

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.