Construction and validation of a brief motivational interview script: welcome of people living with HIV

Autores

  • Priscilla Stephanny Carvalho Matias Nascimento Instituto Federal de Pernambuco
  • Cynthia Roberta Dias Torres Silva Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco
  • Valdirene Pereira da Silva Carvalho Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco
  • Khelyane Mesquita de Carvalho Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil
  • Josicleide Montenegro da S. G. Alcoforado Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.1620

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Educação em Saúde, Síndrome da imunodeficiência adquirida, Autocuidado, Comportamentos de risco a saude, Entrevista motivacional

Resumo

Objetivo: construir e validar roteiro de entrevista motivacional breve para profissionais da saúde em serviços de assistência especializada, com ênfase no acolhimento e motivação de pessoas vivendo com HIV. Métodos: estudo metodológico realizado com nove juízes especialistas e avaliação com nove enfermeiros. O roteiro foi construído com base em referencial científico internacional e estruturado em cinco fases, visando sistematizar a comunicação terapêutica entre profissional e usuário. Considerou-se válido o item com Índice de Validade de Conteúdo maior que 0,8 ou cuja proporção de concordância, verificada com o teste binomial, foi estatisticamente igual ou superior a 80%. Resultados: todos os itens foram avaliados como pertinentes e o Índice de Validade de Conteúdo teve média de 0,95 pelos juízes e público-alvo, respectivamente. Conclusão: o roteiro foi validado quanto ao seu conteúdo e aparência e pode ser utilizado como ferramenta de acolhimento e motivação em serviços de assistência especializada para pessoas vivendo com HIV.

Biografia do Autor

Cynthia Roberta Dias Torres Silva , Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Piauí (2010). Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva (IBPEX). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem -nível acadêmico - da Universidade Federal do Piauí. Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Pesqueira. Membro ativo do grupo de estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem (GEMESE-UFPI). Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Processo de Cuidar em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: estomaterapia, doenças crônicas, envelhecimento saudável, reabilitação e qualidade de vida.

Valdirene Pereira da Silva Carvalho, Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco

Mestrado em Gestão e Economia da Saúde , UFPE(20216).Graduação em Enfermagem - Bacharelado pela Universidade de Pernambuco (1992). Especialização em Enfermagem Obstétrica (2003) pela UPE, especialização em Educação Profissional - Enfermagem (2003) pela UFPE - FIOCRUZ, Especialização em Metodologia do Ensino Superior(2002) pela UPE, especialização em Saúde Pública (2000) pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e Curso de Qualificação de Gestores do SUS II pela EAD/ENSP/CPqAM-Fiocruz( aperfeiçoamento). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Pesqueira e Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Sertânia - PE. Tem experiência na área de Enfermagem Pública e Saúde Coletiva. Atuando principalmente nas seguinte áreas: Educação em Saúde e Atenção Primária á Saúde.

Khelyane Mesquita de Carvalho, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil

Professora efetiva do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Técnico de Teresina/Universidade Federal do Piauí. Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI, especialista em Terapia Intensiva pela SOBRATI e Docência do ensino superior pela FAESPI. Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de enfermagem em terapia intensiva e Unidade de Terapia Intensiva Cardíaca. Possui graduação em Tecnologia em Alimentos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Controle de qualidade de água para produção de bebidas, insumos (embalagem), matéria-prima, produto em elaboração para produção de cerveja e refrigerante, bem como experiência no controle de água para hemodiálise.

Josicleide Montenegro da S. G. Alcoforado, Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco

Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem do IFPE, Campus /Pesqueira, Graduada e Licenciada em Enfermagem, Mestre Profissional em Gestão e Economia da Saúde. Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência MBA em Administração Hospitalar Gestão da Emergência em Saúde Pública, Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente.

Publicado

2022-05-16

Como Citar

1.
Carvalho Matias Nascimento PS, Dias Torres Silva CR, Pereira da Silva Carvalho V, Mesquita de Carvalho K, Montenegro da S. G. Alcoforado J. Construction and validation of a brief motivational interview script: welcome of people living with HIV. Rev Enferm UFPI [Internet]. 16º de maio de 2022 [citado 12º de outubro de 2024];10(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/1620

Edição

Seção

Original

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.