Health education in adherence to treatment for diabetic patients

Autores

  • Rumão Batista Nunes de Carvalho, Zálya Lidiane Cavalcante de Deus, Juliana Gonçalves da Silva, Ana Roberta Vilarouca da Silva, Gerdane Celene Nunes Carvalho Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Diabetes Mellitus Tipo 2, Participação do paciente

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i3.1097

OBJETIVO: Objetivou-se avaliar o conhecimento de pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) antes e após intervenções educativas. METODOLOGIA: Trata-se de estudo prospectivo e de intervenção, com 87 pacientes cadastrados no programa HPERDIA. RESULTADOS: Os dados foram coletados entre agosto e outubro de 2011, utilizando-se formulário semiestruturado e questionário antes e após as intervenções educativas para avaliar o conhecimento destes acerca do DM2. Da amostra 67,8% eram mulheres, 45,3% tinham idade entre 51 e 68 anos, 73,6% possuíam renda de até dois salários mínimos e 63,2% cursaram o ensino fundamental. Quanto ao conhecimento, antes da intervenção 80,0% tinham de pouco a bom nível, enquanto no pós-teste a maioria teve um conhecimento de bom a mais que bom, com 29%, 4% e 58,8%, respectivamente. CONCLUSÃO: Conclui-se que a educação em saúde é um instrumento na construção de saberes voltados à adesão ao tratamento e um meio simples para o aumento da qualidade de vida.

Downloads

Publicado

2020-09-21

Como Citar

1.
Rumão Batista Nunes de Carvalho, Zálya Lidiane Cavalcante de Deus, Juliana Gonçalves da Silva, Ana Roberta Vilarouca da Silva, Gerdane Celene Nunes Carvalho. Health education in adherence to treatment for diabetic patients. Rev Enferm UFPI [Internet]. 21º de setembro de 2020 [citado 21º de novembro de 2024];2(3). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/89

Edição

Seção

Original

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.