Analyze the risk factors for developing pressure ulcer among hospitalized patients in the Intensive Care Unit
Palavras-chave:
Úlcera por Pressão, UTI, Assistência de enfermagemResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i1.818
Objetivo: analisar os fatores de risco para desenvolvimento de Úlcera por Pressão em pacientes internadosbem UTI. Metodologia: estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizado em duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital geral de Teresina-PI, com 40 pacientes, em abril de 2012. Resultados: os resultados mostraram que os fatores de risco associados ao desenvolvimento de UPP foram: idade elevada; doenças do sistema nervoso; respiratório e circulatório; além de comorbidades, tempo de internação entre 11
a 20 dias, condições de alimentação ruim e o uso de noradrenalina. Pela avaliação na Escala de Braden, observou-se uma maior ocorrência de UPP nos pacientes com risco alto e elevado, com p=0,03 para as duas variáveis. Conclusão: conclui-se que a aplicação da Escala de Braden e o conhecimento sobre os fatores de riscos adicionais, mostraram-se fundamentais para a assistência de enfermagem em predizer o risco individual para desenvolvimento de UPP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.