Experience and needs of parents from premature neonates hospitalized in a neonatal intensive care unit

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Shirley Lusmar Barbosa, Rogério Gonçalves da Rocha, Tadeu Nunes Ferreira Faculdade de Guanambi (FG)

Palavras-chave:

Recém nascido prematuro, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Humanização da assistência, Enfermagem

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7115-19

Objetivos: identificar a vivência e necessidade dos pais de neonatos prematuros internados em uma unidade de terapia intensiva neonatal. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, qualitativo, realizado com 11 pais de neonatos prematuros internados em um hospital universitário do Estado de Minas Gerais. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada na qual os depoimentos foram gravados e transcritos na íntegra para posterior categorização. O tratamento dos dados se deu por meio de Análise de Conteúdo. Aprovado pelo Comitê de Ética, parecer nº 1079635 e CAAE nº 44654615.1.0000.5146. Resultados: a aproximação visual e física auxilia na redução da ansiedade e agonia dos pais por notícias de seus filhos internados de modo a contribuir gradativamente em sua recuperação. A linguagem do profissional ao pai quanto ao quadro clínico e aos procedimentos realizados é tida como acessível na maior parte das vezes. O contato físico é restrito, porém é enfatizada pelos pais a necessidade de pegar e senti-los no colo. Os deslocamentos advindos de barreiras geográficas são descritas pelos pais como um fator dificultador para estar com seus filhos dentro do ambiente hospitalar. Conclusão: evidenciou-se dificuldade dos pais diante da hospitalização dos recém-nascidos prematuros relacionados às restrições físicas, clínicas, materiais e geográficas.

Downloads

Publicado

2020-11-21

Como Citar

1.
Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Shirley Lusmar Barbosa, Rogério Gonçalves da Rocha, Tadeu Nunes Ferreira. Experience and needs of parents from premature neonates hospitalized in a neonatal intensive care unit . Rev Enferm UFPI [Internet]. 21º de novembro de 2020 [citado 24º de novembro de 2024];7(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/481

Edição

Seção

Original

Artigos Semelhantes

<< < 39 40 41 42 43 44 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.