Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study

Autores

  • Marina Maquel Pacheco da Silva
  • Indira Camilly Esmero Carvalho e Silva
  • Mateus de Moura Holanda
  • Luisa Helena de Oliveira Lima
  • Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho
  • Joselany Áfio Caetano
  • Francisco Gilberto Fernandes Pereira

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v12i1.4078

Palavras-chave:

Primeiros socorros, Educação em saúde, Professores escolares, Capacitação de professores

Resumo

Objetivo: Testar uma intervenção educativa para professores de creche sobre primeiros socorros, quanto aos desfechos de conhecimento e habilidade. Métodos: Estudo quase-experimental do tipo antes e depois, realizado em dez creches municipais públicas no Piauí, no período de setembro a outubro de 2019. A amostra foi composta de 36 professores e a coleta de dados foi realizada em três etapas: pré-teste acerca do conhecimento e habilidades em primeiros socorros; aplicação de atividade educativa teórico-prática; e pós-teste. Os dados foram analisados a partir do teste de Wilcoxon. Resultados: 97,2% são do sexo feminino, a média de idade é de 41,47 (± 9,48) anos, 86,1% são apenas graduados e 13,9% têm pós-graduação. Ademais, 97,2% não realizaram curso de primeiros socorros e 58,3% já haviam presenciado alguma necessidade desse tipo de atendimento. Os participantes apresentaram aumento do conhecimento após a intervenção nos seguintes itens: acionamento de socorro (p=0,000); detecção e conduta na parada cardiorrespiratória (p=0,000; p=0,002); e conduta em hemorragias (p=0,001). A habilidade técnica dos profissionais apresentou aumento em todos os passos do atendimento em vítimas de parada cardiorrespiratória com p<0,05 na totalidade de itens avaliados. Conclusão: Após a intervenção, observou-se aumento do conhecimento e habilidade dos professores sobre situações de primeiros socorros.

Referências

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. 62ª ed. Brasília: Senado Federal; 2023.

Ministério da Saúde (BR). Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Brasília: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; 2021.

Galindo NNM, Carvalho GCN, Castro RCMB, Caetano JA, Santos ECBD, Silva TMD, Vasconcelos EMRD. Teachers' experiences about first aid at school. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018; 71(4):1678-84. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0715

Brito JG, Oliveira IP, Godoy CB, França APSJM. Effect of first aid training on teams from special education schools. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2020; 73(2):e20180288. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0288.

Secretaria Geral da Presidência (BR). Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018. Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Brasília: Secretaria Geral da Presidência; 2018.

Silva DP, Nunes JBB, Farias Moreira RT, Costa LC. First aid: object of health education for teachers. Rev. Enferm. UFPE on line. [Internet]. 2018; 12(5):1444-53. doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i5a234592p1444-1453-2018

Dahal G, Vaidya P. Knowledge of first aid in school students and teachers. J Nepal Health Res Counc. [Internet]. 2022; 20(1):96-101. doi: 10.33314/jnhrc.v20i01.3886.

Al Gharsan M, Alarfaj I. Knowledge and practice of secondary school teachers about first aid. J Family Med Prim Care. [Internet]. 2019; 8(5):1587-93. doi: 10.4103/jfmpc.jfmpc_76_19.

Santana MMR, Toledo LV, Moreira TR, Alves KR, Ribeiro L, Sá Diaz FBB. Educational intervention in first aid for basic education students. 2020; 10;e70. doi: 10.5902/2179769236507.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar 2022. Brasília; 2022.

Lima RS, Silva JH. Feminization of teaching in the Sorocaba municipal school system under the teacher’s perspectiv. Série Estudos. [Internet]. 2021; 26(57):209-30. doi: 10.20435/serie-estudos.v26i57.1414.

Alvim AL, Silva C, Silva DPS, Rocha RLP. Knowledge of first aid: a comparative study among public and private school teachers. Revista Eletrônica Acervo Saúde. [Internet]. 2019; 27. doi: 10.25248/reas.e1019.2019.

Araújo AR, Gubert FA, Tomé MABG, Martins MC, Fontenele NL, Barros EC. Accident prevention in a day care center: experience with parents, teachers and pre-school children. Rev. Enferm. UFPE on line. [Internet]. 2017; 11(04):1671-8. doi: 10.5205/reuol.10438-93070-1-RV.1104sup201709

Hosapatna M, Bhat N, Belle J, Priyadarshini S, Ankolekar VH. Knowledge and Training of Primary School Teachers in First Aid - A Questionnaire Based Study. Kurume Med J. [Internet]. 2021; 66(2):101-6. doi: 10.2739/kurumemedj.MS662001.

Calandrim LF, Santos AB, Oliveira LR, Massaro LG, Vedovato CA, Boaventura AP. First aid at school: teacher and staff training. Rev RENE. [Internet]. 2017; 18(3):292-9. doi: 10.15253/2175-6783.2017000300002.

Li F, Zhang JS, Sheng XY, Wang JL, Shen XM, Xia WP, Shen LX, Jiang F. Effects of three different first-aid training methods on knowledge retention of caregivers and teachers: a randomized and longitudinal cohort study in China. Public Health. [Internet]. 2020; 178:97-104. doi: 10.1016/j.puhe.2019.08.021.

Carbogim FC, Luiz FS, Oliveira LB, Braz PR, Santos KB, Puschel VAA. Effectiveness of a teaching model in a first aid course: a randomized clinical trial. Texto & contexto enferm. [Internet]. 2020; 29. doi: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0362

Martins AS, Cappelli KA, Jonge AL, Azevedo MW, Santos HM, Gomes TM, et. al. First aid workshops in children with education professionals:an experience report. Raízes e Rumos [Internet]. 2018; 6(1):87-96. Disponível em: http://seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/7695/7233.

Publicado

2023-08-29

Como Citar

1.
Silva MMP da, Silva ICEC e, Holanda M de M, Lima LH de O, Carvalho REFL de, Caetano J Áfio, et al. Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study. Rev Enferm UFPI [Internet]. 29º de agosto de 2023 [citado 22º de novembro de 2024];12(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4078

Edição

Seção

Original

Artigos Semelhantes

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)