Production of knowledge about homophobia in the school environment

Autores

  • Andrezza Rodrigues da Silva, Adelia Dalva da Silva Oliveira, Ana Célia da Silva Araujo Cândido, Francisco Itallo Soares Azevedo, Fernanda Claudia Miranda Amorim, Maria Consolação Pitanga Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Homofobia, Educação, Enfermagem

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i3.5490

Objetivo: descrever a produção do conhecimento que versa sobre homofobia no ambiente escolar em artigos nacionais e internacionais. Metodologia: revisão integrativa de literatura, com vistas a responder a questão norteadora: Qual o conhecimento produzido sobre a homofobia no ambiente escolar? As bases de dados consultadas foram LILACS, PubMed/MEDLINE, BDENF e Index. Psic. empregando os descritores: homofobia, escola e enfermagem. Para a análise dos artigos buscou-se os núcleos de sentido que compõem o Corpus de 8 artigos selecionados. Resultados: verificou-se que a maioria dos estudos foi realizado com estudantes do ensino fundamental, médio e superior, seguido por estudos com docentes. A população homossexual tem sofrido graves consequências por meio de atos homofóbicos no ambiente escolar e os professores não possuem formação para gerenciar as questões relacionadas a gênero, sexualidade e diversidade sexual. Conclusão: aponta-se uma necessidade de mais estudos sobre a temática, no entanto a escola ainda é um ambiente normatizado para a heterossexualidade.

Downloads

Publicado

2020-10-23

Como Citar

1.
Andrezza Rodrigues da Silva, Adelia Dalva da Silva Oliveira, Ana Célia da Silva Araujo Cândido, Francisco Itallo Soares Azevedo, Fernanda Claudia Miranda Amorim, Maria Consolação Pitanga. Production of knowledge about homophobia in the school environment . Rev Enferm UFPI [Internet]. 23º de outubro de 2020 [citado 21º de novembro de 2024];5(3). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/402

Edição

Seção

Revisão

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.