Teaching-service-management integration for interdisciplinary training and children's health care qualification
DOI:
https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.2517Palavras-chave:
Atenção Primária de Saúde, Saúde da Criança, Enfermagem, Educação, Administração de Serviços de SaúdeResumo
Objetivo: Relatar a integração ensino-serviço-gestão como estratégia para formação interdisciplinar e qualificação do cuidado à saúde infantil. Método: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo com abordagem qualitativa, ocorrido em uma Unidade de Atenção Primária de Saúde, no município de Fortaleza - Ceará, de janeiro a dezembro de 2019. Utilizando como referencial teórico os sete saberes necessários à educação do futuro de Morin. Resultados: As ações de integração por meio de metodologias ativas promoveram a horizontalidade do cuidado, oferecendo aos atores envolvidos uma (co)responsabilidade pela manutenção da saúde da criança. Conclusão: A relação ensino, serviço e gestão é uma grande potencialidade, quando ocorre uma parceria e engajamento de todos os atores envolvidos, principalmente diante de situações limites, como a busca de redução da morbimortalidade infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rev Enferm UFPI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.