Development and validation of playful didactic resources for the prevention of accidents in childhood
DOI:
https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.1646Palavras-chave:
Saúde da Criança, Prevenção de Acidentes, Enfermagem Pediátrica, Educação em Saúde, Estudo de ValidaçãoResumo
Objetivo: Desenvolver e validar recursos didáticos lúdicos para prevenção de acidentes comuns na infância para escolares de 4 e 5 anos da educação infantil. Métodos: Trata-se de um estudo de desenvolvimento e validação de recursos didáticos lúdicos, do tipo pesquisa metodológica, desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira a construção de recursos didáticos lúdicos e a segunda etapa a validação do material por juízes especialistas. Resultados: Foram elaborados um roteiro de história, duas paródias, uma atividade ilustrada, um jogo e duas brincadeiras que abordaram temáticas de prevenção de acidentes comuns na infância, quedas e queimaduras, sendo posteriormente avaliados por onze juízes especialistas na área da saúde da criança e da educação infantil que classificaram os recursos didáticos lúdicos como ferramentas eficazes para uso em intervenções educativas com escolares da educação infantil para prevenção de acidentes comuns na infância. A média geral de todos os domínios avaliados mostrou 98% de concordância. Conclusão: Este estudo evidenciou a relevância da validação dos recursos didáticos lúdicos para serem utilizados em ações educativas planejadas com qualidade, propiciando às crianças o conhecimento sobre prevenção de acidentes comuns na infância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rev Enferm UFPI
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.