Moral como natureza e como antinatureza
Nietzsche e Kant como casos exemplares
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.vol14i33.4901Palabras clave:
natureza, antinatureza, moral, dever, não-conscienteResumen
Partindo das definições de moral como natureza e como antinatureza introduzidas por Nietzsche em Crepúsculo dos ídolos, investigaremos as construções explicativas da ação formuladas por Kant e por Nietzsche objetivando mostrar, por um lado, que ao excluir da ação moral qualquer determinação prático-material, a ética kantiana constitui-se como um caso exemplar da moral como antinatureza. Por outro, que ao recusar remeter a ação a um fundamento ou a uma justificação racional, entendendo o agir a partir de determinações profundas não-conscientes, Nietzsche é o caso exemplar de uma moral como natureza.
Citas
AZEREDO, Vânia Dutra de. Nietzsche e a aurora de uma nova ética. 2 ed. São Paulo; Curitiba: FAPESP; CRV, 2021.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1986.
________. Crítica da razão pura, traduzido do alemão por Valério Rohden e Udo B. Moosburger, São Paulo, Abril Cultural, 1980.
______________. Crítica da razão prática. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1986
NIETZSCHE, Friedrich W. Kritische Studienausgabe. Giorgio Colli e Mazzino Montinari (Eds.). Berlin: Walter de Gruyter, 1980.
Fragments posthumes automne 1884-automne 1885. Trad. Michel Haar e Marc B. de Launay, Paris: Gallimard, 1982, p. 165. (Oeuvres philosofiques complètes, v. XI
________. Além do bem e do mal. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1996.
________. Genealogia da moral. Tradução de Paulo César Souza. São Paulo, SP: Brasiliense, 1987.
________. A gaia ciência. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2001.
NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos ídolos. Trad. Paulo César Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.