Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 3MB).
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto deve ser em espaço 1,5; usar fonte Times New Roman de 12-pontos; empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • A contribuição não contém plágios e nem autoplágio, constituindo trabalho inédito e de autoria própria, estando sob minha integral responsabilidade.
  • Coloco-me à disposição da revista para atuar livremente como consultor ad hoc na avaliação de artigos submetidos na minha área de pesquisa.
  • Aceito a regra de que qualquer novo trabalho meu submetido para publicação na revista deverá aguardar carência de pelo menos 12 meses em relação à minha última publicação; no caso de eu ser professor da UFPI, a carência é de 18 meses.
  • Declaro que o meu trabalho não promove o desrespeito aos direitos humanos, seja em suas teses substantivas, seja em sua linguagem ou no tratamento a parcelas da comunidade humana.

Diretrizes para Autores

A revista Pensando publica trabalhos inéditos -- em português, inglês, espanhol, francês e italiano -- em forma de artigos, notas bibliográficas, resenhas e debates. Não há cobrança de taxas ou custos para a publicação.

Os artigos serão examinados por pelo menos um referee, enquanto resenhas e notas bibliográficas serão submetidos ao conselho editorial da revista pelo Editor-Chefe.

Os trabalhos devem ser submetidos através do cadastro on line do autor no sítio da revista (http://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/index)

Título do trabalho em fonteCalibri, tamanho 14, em negrito e caixa alta, centralizado no alto da página, com tradução do título na mesma língua do abstract (inglês ou francês) em tamanho 12.

Nome do(a) autor(a) e instituição à qual pertence não devem ser colocados no arquivo do trabalho a ser submetido.

Abaixo do título e/ou subtítulo deverá vir o Resumo do trabalho em português, com o máximo de 300 (trezentas) palavras, em um só parágrafo, seguido do Abstract correspondente em inglês ou francês, em fonte Calibri, tamanho 9.

Logo abaixo de cada versão do resumo deverá constar a citação das Palavras-Chave/Keywords com no mínimo três e no máximo 6 (seis) palavras (em português e em inglês ou francês).

Títulos das partes do trabalho devem ser em fonte Calibri, tamanho 12, em negrito, somente com as primeiras letras em maiúsculo e alinhados à esquerda da página (podem ser numerados).

Figuras ou fotos deverão vir no corpo do texto.

A margem deverá conter 2,5 cm de borda superior, inferior e lateral, em papel tamanho A4.

A fonte do corpo do texto deverá ser Calibri, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre linhas.

Os trabalhos deverão limitar-se a 25 páginas, incluídas as referências bibliográficas; trabalhos maiores poderão ser aceitos, a depender da relevância acadêmico-filosófica.

As notas e referências deverão ser digitados de acordo com as seguintes normas:

As referências a autores no decorrer do artigo devem constar em notas de rodapé -- fonte Calibri, tamanho 8 -- de acordo com os exemplos que se seguem:

a) Livro: VATTIMO, Gianni.O fim da modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 42.

b) Coletânea: PERISSINOTTO, Luigi. "Cinco posturas diante da técnica". In: NEUTZLING, Inácio.Uma sociedade pós-humana? São Leopoldo: Editora Unisinos, 2009, p. 19.

c) Artigo em periódicos: POINCARÉ, Jules Henri. "A propos de la Logistique". In: Revue de Métaphysique et de Morale. Paris: n. 14, 1906, pp. 866-68.

d) Internet (documentos eletrônicos): DERRIDA, Jacques. Politics and friendship. http://www.sussex.ac.uk/Units/frenchthought/derrida/htm (último acesso em dia/mês/ano).

e) Teses e Dissertações: GIANNOTI, J. Arthur. John Stuart Mill: o psicologismo e a fundamentação da lógica. 1964. Tese (Doutorado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, p.25.

A bibliografia de fim de texto (opcional) deve ser apresentada em ordem alfabética de autor, segundo as normas acima (ABNT).

Em caso de autor estrangeiro, as normas de referências podem ser conforme o The Chicago Manual of Style.

Somente serão aceitos trabalhos submetidos por autor(a)(s) portador(a)s de título de doutorado, preferencialmente em filosofia. 

Trabalhos de doutorando(a)s serão aceitos desde que em co-autoria com orientador(a) ou com docente pertencente a programa de pós-graduação stricto sensu em filosofia.

DOSSIÊ

Publica textos que debatem obras, autores ou temas filosóficos específicos, com discussão crítica entre autor(es) e/ou intérpretes, organizados por editores especiais aprovados/indicados pelo Conselho Editorial. Todo(a)s os autores(as) dos artigos devem possuir a titulação de doutorado. O dossiê deve incluir pelo menos 2 (dois) artigos escritos em língua estrangeira, bem como haver autores(as) de pelo menos 3 (três) programas de pós-graduação stricto sensu diferentes.

ARTIGOS TEMÁTICOS

Publica textos que debatem sobre obras, autores ou temas filosóficos específicos, organizados por editores especiais propostos pelo conselho editorial, de submissão aberta, seguindo as mesmas regras da seção "Varia".

ARTIGOS/VARIA

Artigos inéditos variados versando em tema filosófico, de caráter histórico ou temático, de autores brasileiros e estrangeiros, nas línguas latinas e anglo-germânicas. Autores(as) devem possuir doutorado. Admitir-se-á publicação em co-autoria de Doutorandos(as) com doutores, preferencialmente estes últimos sendo seu(sua) orientador(a).

SIMPÓSIO

Publica textos que debatem sobre obras, autores ou temas filosóficos específicos, com discussão crítica entre autor(es) e/ou intérpretes, organizados por editores especiais. Todos os(as) autores(as) dos artigos devem possuir o título de doutorado, preferencialmente em filosofia.

ENSINO DE FILOSOFIA EM DEBATE

Seção dedicada à discussão de temas relacionados ao ensino de filosofia em seus diferentes níveis.

ANAIS

Publicação dos trabalhos apresentados em eventos filosóficos nacionais ou internacionais, aprovados pelo Conselho Científico da revista. Os trabalhos seguem a mesma regra da seção de artigos "Varia".

RESENHAS

Publicação de resenhas críticas de obras de filosofia em geral.

TRADUÇÕES

Publicação de traduções de textos filosóficos importantes para uso de estudantes e pesquisadores brasileiros.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.