Sobre a Revista

A INFORME ECONÔMICO (UFPI) foi classificada como B4 para o quadriênio 2017-2020, último Qualis Capes divulgado.

Revista eletrônica do Departamento de Ciências Econômicas da UFPI.

Anúncios

Nova edição publicada - v.48, n.1 (2024)

2024-06-27

A revista INFORME ECONÔMICO (UFPI), vinculada ao Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí, publiciza esta edição sob volume 48, número 1, referente ao período compreendido entre janeiro e junho de 2024. 

Agradecemos às pessoas que colaboraram diretamente (autores/as, avaliadores/as, revisores/as, editores/as adjuntos/as e de seção, e extensionistas), reforçando o objetivo de promover a produção e a divulgação do conhecimento em Ciências Sociais Aplicadas por meio de textos inéditos que forneçam contribuições originais.
Nesta edição constam publicados 7 artigos e 1 resenha, envolvendo ao todo 17 autorias e coautorias e  11 instituições de pesquisa e ensino no Brasil.
Um avanço da revista nesta edição foi a vinculação do periódico a um novo indexador–Miguilim-IBICT–que permitirá ampliar o alcance das publicações e o alinhamento às melhores práticas no que se refere à edição. 
O processo de edição e revisão do Informe Econômico desta publicação é resultado, principalmente, de um trabalho dedicado e cuidadoso de nossa Editora Adjunta Profa. Dra. Clarissa Flávia Santos Araújo e de nossa Revisora Lílian Cibelli Feitosa Costa, que merecem os créditos e o reconhecimento.
Desejamos que os textos apresentados despertem a curiosidade e atendam às expectativas de quem os lerem. Agradecemos novamente a todas as pessoas que de alguma forma colaboraram para o lançamento desta edição da revista INFORME ECONÔMICO (UFPI), tendo o prazer de convidar toda a comunidade acadêmica a uma agradável e proveitosa leitura.

Prof. Dr. Francisco Prancacio Araújo de Carvalho –Editor-chefe

Saiba mais sobre Nova edição publicada - v.48, n.1 (2024)

Edição Atual

v. 48 n. 1 (2024): INFORME ECONÔMICO (UFPI), Ano 26, Janeiro-junho
Ver Todas as Edições

Histórico do periódico:

INFORME ECONÔMICO (UFPI) compõe parte importante da história do DECON/CCHL/UFPI. Sua primeira publicação ocorreu em 1997, tendo como editor-chefe o professor Francisco José Santos. Desde o início dos trabalhos contou com a dedicação de Enoisa Pinheiro dos Santos Veras, até sua aposentadoria como Economista pelo DECON. A partir de 2008, o professor Solimar Oliveira Lima capitaneou as atividades do periódico, assumindo como editor-chefe em 2013 em parceria com Enoisa Veras na função de editora-assistente.

Concomitantemente ao esmero de quem liderou as edições da revista teve também a contribuição fundamental do corpo docente do DECON e do CCHL. Em especial, destacaram-se os professores Samuel Costa Filho, Luiz Carlos Rodrigues Cruz (Puskas), Maria do Socorro Lira Monteiro (in memoriam), William Jorge Bandeira e Edson José de Castro Lima. Importantes contribuições também houve de outras instituições, inclusive do exterior, o que estimulou a expansão da equipe editorial.

A revista tornou-se referência na UFPI no decorrer do tempo, por assumir uma postura isonômica, democrática e multidisciplinar. Inicialmente na versão impressa com edições trimestrais, passou a ser semestral até encerrar-se nesta modalidade em 2017. Aceitou variados formatos de textos em sua estrutura e contribuições de diversos segmentos da comunidade acadêmica. Publicou informativos, resenhas, debates e artigos técnicos-científicos. Ao longo de sua história, foram 38 edições voltadas à ciência, à opinião e ao debate. Cumpriu com seu objetivo de difundir conhecimento e expandir o diálogo sobre a economia e sociedade.

No presente, o periódico reestrutura-se olhando para um novo horizonte em sintonia com o rico legado do passado. Passa por reformulações importantes ao inaugurar sua fase digital, com ampliação da sua capacidade de difusão científica. Assim, exercerá todo o seu potencial, coadunando a ciência com a crítica qualificada e o debate acadêmico de elevado nível.

* Texto gentilmente escrito pelo Prof. Dr. Francisco Prancacio Araújo de Carvalho (DECON/CCHL/UFPI).