Uma análise comparativa de âmbito socioeconômico entre bairros periféricos e bairros centralizados de São Paulo (Brasil)

Autores

  • Kevin Willian Mendes Cunha Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.26694/2764-1392.5617

Palavras-chave:

São Paulo. Economia. Desenvolvimento Urbano. Bem-estar social. Mobilidade.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo aprofundar o pensamento crítico em relação ao contraste existente nas condições sociais e econômicas, a partir da abordagem do desenvolvimento socioespacial no Município de São Paulo e em seus devidos Distritos e Unidades Administrativas (Subprefeituras). Para ilustrar o divergente cenário socioeconômico dos moradores, fez-se uma análise quantitativa, na qual foram utilizados dados distritais, com ênfase para a relação entre centro e periferia. O resultado realça a disparidade nas condições de vida dos moradores com relação aos seus devidos locais de residência. Dessa forma, a discrepância reflete a situação desfavorável a respeito da realidade socioeconômica, infraestrutura e a segregação urbana presentes na cidade de São Paulo. Em síntese, o contexto e fatos históricos serão abordados em conjunto com gráficos, dados econômicos e sociais, de modo que serão utilizados no presente artigo como ferramenta para coleta de informações, a fim de traçar novas perspectivas sobre a hegemonia da renda média nas regiões afastadas do centro da capital, para assim, absorver os efeitos do desempenho importante de um bairro, sobretudo periférico, em uma grande capital no país.

Referências

ARAÚJO, M. R. M. de. et al. Transporte público coletivo: discutindo acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida. Psicologia & Sociedade, v. 23, p. 574-582, 2011.

ATLAS BRASIL. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Consulta em tabela 2022. Disponivel em: http://www.atlasbrasil.org.br/consulta/planilha. Acesso em: 15 fev. 2024.

BALTAZAR, C. G. A habitação de interesse social e o direito à cidade: entre os distritos de Cidade Tiradentes e Grajaú. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Programa de Estudos

Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.

CARDOSO, C. E. de P. Análise do transporte coletivo urbano sob a ótica dos riscos e carências sociais. 2008. 138 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

DIAS, C. R.; SAKR, F. L. Centralidade urbana: configuração espacial e condições socioeconômicas na cidade de São Paulo, Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN URBANISMO, BARCELONA-BOGOTÁ, 6.; junio 2014, Barcelona.

Conferece report […]. Barcelona: Universitat Politècnica de Catalunya, 2014.

HIGA, C. V. Políticas de transporte coletivo em São Paulo entre 2001 e 2010: meio ambiente construído, sistemas técnicos e organização dos serviços de transporte. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Universidade de São Paulo. 2012.

JACOBI, P. Do centro à periferia: meio ambiente e cotidiano na cidade de São Paulo. Ambiente & Sociedade, p. 145-162, jun. 2000.

PREFEITURA DE SÃO PAULO. Índice de mobilidade por tipo de viagem. Pesquisa Origem e Destino. Disponível em:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/indice_de_mobilidade_por_ti po_de_viagem_2017_1663947161.htm. Acesso em: 15 de fev. 2023.

PREFEITURA DE SÃO PAULO. Mapa da Cidade. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. 2024. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/subprefeituras/mapa/index.php? p=250449. Acesso em: 4 de mar. 2024.

VASCONCELLOS, E. A. Transporte urbano, espaço e eqüidade: análise das políticas públicas. São Paulo: Annablume, 2001.

VILLAÇA, F. As ilusões do plano diretor. São Paulo, Edição do autor, 2005.

VILLAÇA, F. São Paulo: segregação urbana e desigualdade. Estudos avançados, v. 25, p. 37-58, 2011.

Downloads

Publicado

2024-06-25