Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

INFORME ECONÔMICO (UFPI) recebe submissões em fluxo contínuo. O retorno de cada rodada avaliativa ao(s) autor(es) é de até - no máximo - sessenta (60) dias após efetuada a submissão. Os textos submetidos podem sê-lo em português, inglês ou espanhol. Aceita a submissão de artigos científicos de natureza teórica e empírica, ensaios e resenhas de livros. O texto poderá ser assinado por até cinco (5) autores; todos eles devem estar cadastrados como usuários e AVALIADORES (fica à critério dos editores designarem-lhes pareceres ou não). Só serão aceitos trabalhos enviados pelo site da revista. O arquivo com o texto submetido deve estar sem qualquer identificação dos autores. Os autores devem atentar para os seguintes elementos de formatação, norteando-se - como exemplos - pelos padrões das publicações contidas na edição "vol. 40", mais especificamente:

Para artigo e ensaio:

1. Extensão mínima de cinco (5) mil e máxima de doze (12) mil palavras, considerando a totalidade da submissão.

2. Fonte Times New Roman, espaço 1,5, tamanho 12 no texto, tamanho 10 nas notas de rodapé (espaço simples, numerados, figurando ao pé da página) e nas citações com mais de três (3) linhas (espaço simples, sem aspas e com recuo esquerdo de 4 cm), papel formato A4, margens superior/inferior de 3 cm e esquerda/direita de 2 cm, justificado.

3. A página inicial deverá conter título centralizado em negrito, resumo com até 250 (duzentos e cinquenta) palavras e cinco (5) palavras-chave em português e inglês. Trabalhos submetidos em outros idiomas que não em português devem conter título, resumo com até 250 (duzentos e cinquenta) palavras e cinco (5) palavras-chave no idioma da submissão e em português.

4. As tabelas, figuras, ilustrações e congêneres devem ser incluídas ao longo do texto e não no seu final. Devem aparecer numeradas, acompanhadas de legendas e indicações das fontes (de acordo com as normas para citação - em tamanho 10).

5. Os títulos das seções e subseções devem estar em negrito e serem numerados, excetuando-se a introdução, a conclusão e as referências.

6. Palavras estrangeiras em relação ao idioma do texto deverão aparecer em itálico.

7. Caso contenha apêndices e anexos, estes devem aparecer antes das referências.

8. As referências deverão aparecer completas ao final do artigo, em ordem alfabética, conforme regras da ABNT.

Para resenha:

1. Somente de livros da área de Ciências Sociais Aplicadas.

2. Extensão mínima de duas (2) mil e máxima de cinco (5) mil palavras, incluindo referências.

3. Fonte Times New Roman, espaço 1,5, tamanho 12, papel formato A4, margens superior/inferior de 3 cm e esquerda/direita de 2 cm, justificado, sem citações que excedam três linhas.

4. A página inicial deverá conter o título centralizado em negrito, a referência completa seguida do número de páginas da obra resenhada.

 

Revisão textual e de ABNT:

A revisão ortográfica, gramatical, de estilo e de ABNT é de inteira responsabilidade das autorias. Após revisão por pares, quando houver indicação de modificações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e/ou de formatação, a Equipe Editorial dar-se-á o direito de realizá-las conforme revisão de profissionais de Letras, respeitando o estilo das autorias. Nos demais casos, caberá as autorias reformular o texto conforme indicações da Equipe Editorial.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.