OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO, DIAGNÓSTICO E CORREÇÃO DO TEXTO NARRATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE
Palavras-chave:
produção textual; Ensino Fundamental; texto narrativo; diagnóstico; correção.Resumo
O propósito deste estudo é, à luz dos princípios teórico-metodológicos e analíticos da Linguística Textual (LT), aliado aos estudos de gêneros e sequências textuais, analisar os processos de produção, diagnóstico e correção de um texto narrativo produzido por um aluno do 9o ano do Ensino Fundamental. O corpus de análise é constituído de uma redação escolar, do gênero textual crônica narrativa, para o qual se lança um olhar sobre os processos mencionados, inspirando-se na proposta metodológica de análise textual-discursiva de narrativa, apresentada por Riolfi et al. (2014). Quanto à abordagem, parte-se de um estudo de caráter qualitativo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória. No limite a que o estudo foi recortado, a análise revela que a criação de uma grade de correção do texto narrativo, em especial, a crônica, representa uma possibilidade de trazer maior clareza e reflexão sobre os processos de produção, diagnóstico e correção do texto no Ensino Fundamental. A proposta aqui apresentada lança apenas um olhar sobre a questão e, pretende, na medida de seu alcance, constituir-se como uma válvula que desperte o interesse e a necessidade de o professor buscar meios que tornem a produção do texto narrativo, um encontro dialógico e responsivo na e pela linguagem.
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