OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO, DIAGNÓSTICO E CORREÇÃO DO TEXTO NARRATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE

Autores

Palavras-chave:

produção textual; Ensino Fundamental; texto narrativo; diagnóstico; correção.

Resumo

O propósito deste estudo é, à luz dos princípios teórico-metodológicos e analíticos da Linguística Textual (LT), aliado aos estudos de gêneros e sequências textuais, analisar os processos de produção, diagnóstico e correção de um texto narrativo produzido por um aluno do 9o ano do Ensino Fundamental. O corpus de análise é constituído de uma redação escolar, do gênero textual crônica narrativa, para o qual se lança um olhar sobre os processos mencionados, inspirando-se na proposta metodológica de análise textual-discursiva de narrativa, apresentada por Riolfi et al. (2014). Quanto à abordagem, parte-se de um estudo de caráter qualitativo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória. No limite a que o estudo foi recortado, a análise revela que a criação de uma grade de correção do texto narrativo, em especial, a crônica, representa uma possibilidade de trazer maior clareza e reflexão sobre os processos de produção, diagnóstico e correção do texto no Ensino Fundamental. A proposta aqui apresentada lança apenas um olhar sobre a questão e, pretende, na medida de seu alcance, constituir-se como uma válvula que desperte o interesse e a necessidade de o professor buscar meios que tornem a produção do texto narrativo, um encontro dialógico e responsivo na e pela linguagem.

Biografia do Autor

Francisco Renato Lima, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutorando em Linguística, pela UNICAMP. Mestre em Letras pela UFPI. Realizou cursos de pós-graduação latu sensu (especializações e Mba) e de aperfeiçoamento diversos, envolvendo, de modo interdisciplinar, as áreas de Educação, Cognição, Linguística, Linguagens, Saúde, Tecnologias, Docência e Ensino em diversos níveis e modalidades (realizados em instituições, como: IESM, UNOPAR, UNIFSA, UCAM, ENSP/FIOCRUZ, FUNIP, IFMA, UFRN, UFPI, UNESA, SEB/MEC, ESFAPEGE, UFC, UFMA). Graduado em Pedagogia pela UNIFSA e em Letras - Português/Inglês pelo IESM. Atualmente é Professor Assistente (substituto) da UESPI, além de atuar também como formador no curso de Licenciatura em Computação, do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI).

Francisca Marciely Alves Dantas, Instituto Federal do Amapá - IFAP

Mestra em Letras, área de concentração Estudos Literários, pela Universidade Federal do Piauí (2016). Graduada em Letras-Língua e Literaturas Brasileira e Portuguesa pela mesma universidade (2012). Tem experiência docente na área de Língua Portuguesa, Leitura e produção de texto, além de Literatura Brasileira, Portuguesa e Africana; bem como conhecimento e pesquisa no que diz respeito à Literatura Portuguesa Contemporânea e outros campos do saber, em especial a Filosofia e a Geografia Humanista Cultural. Atualmente, faz parte do quadro docente do Instituto Federal do Amapá (IFAP).

Raquel Furtado de Mesquita, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Mestranda em Linguística pela UNICAMP com bolsa do CNPq. Foi bolsista facilitadora de aprendizagem do programa Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Graduada em Letras-Português pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pelo Centro Universitário Unifanor Wyden. Foi bolsista do PIBID - CAPES - UNILAB - Letras e do PIBIC-UNILAB. Membro do Grupo de Estudos Críticos em Discurso e Sociedade (ATMOS) e do grupo de pesquisa Comportamento, Linguagens Cultura (COMPLIC).

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Publicado

2023-10-12

Edição

Seção

Artigos - Letras