REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERES E VIVÊNCIAS NOS CURSOS DE LICENCIATURAS NA UFPI
Palavras-chave:
prática pedagógica; reflexão; didática.Resumo
O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência vivenciada na disciplina Didática, junto aos alunos dos cursos de licenciatura da UFPI. Inicialmente apresentamos alguns questionamentos acerca do trabalho docente desenvolvido no âmbito acadêmico. Em seguida descrevemos a experiência nos apoiando nos estudos de Cunha (2004), Manata (2004), Behrens (2010), Veiga (2009), Nadal (2007), Gil (2010), Tardif (2014) e Gauthier et al (1998), dentre outros. Na descrição da experiência apresentamos as atividades realizadas durante a disciplina, elencando depoimentos que demonstram as contribuições que os alunos afirmam receber por participar do processo. A maioria dos alunos de cada turma aponta que os objetivos têm sido alcançados em nível satisfatório. Assim, acreditamos que a disciplina Didática está contribuindo para a formação profissional docente para além da dimensão técnica, concretizando o objetivo de desenvolver um processo formativo alicerçado no paradigma crítico-reflexivo.
Referências
BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
CALDEIRA, A.M.S.; ZAIDAN, S. Prática pedagógica. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
CUNHA, M. I. da. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. R. A. (Orgs.) Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004.
FARIAS, I. M. S. de. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Liber Livro, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre saber docente. Ijuí - RS: Editora UNIJUÍ, 1998.
GIL, Antônio. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MANATA, Dora V. Planejamento docente, questão de didática. “Tenho tudo na cabeça”. In: Revista AEC, ano 33- jul./set. 2004.
NADAL, Beatriz Gomes; GOMES, Silmara de Oliveira. O trabalho de ensinar: desafios contemporâneos. Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
VEIGA, I. P. A. As dimensões do processo didático na ação docente. In: MARTINS, P. L. O.;
JUNQUEIRA, S. R. A. (Orgs.) Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004.