REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERES E VIVÊNCIAS NOS CURSOS DE LICENCIATURAS NA UFPI

Autores

Palavras-chave:

prática pedagógica; reflexão; didática.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência vivenciada na disciplina Didática, junto aos alunos dos cursos de licenciatura da UFPI. Inicialmente apresentamos alguns questionamentos acerca do trabalho docente desenvolvido no âmbito acadêmico. Em seguida descrevemos a experiência nos apoiando nos estudos de Cunha (2004), Manata (2004), Behrens (2010), Veiga (2009), Nadal (2007), Gil (2010), Tardif (2014) e Gauthier et al (1998), dentre outros. Na descrição da experiência apresentamos as atividades realizadas durante a disciplina, elencando depoimentos que demonstram as contribuições que os alunos afirmam receber por participar do processo. A maioria dos alunos de cada turma aponta que os objetivos têm sido alcançados em nível satisfatório. Assim, acreditamos que a disciplina Didática está contribuindo para a formação profissional docente para além da dimensão técnica, concretizando o objetivo de desenvolver um processo formativo alicerçado no paradigma crítico-reflexivo.

Biografia do Autor

Mirtes Gonçalves Honório, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Avaliação Educacional pela Universidade de Brasília-UnB e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadualdo Piauí-UFPI. Atualmente é professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE, do Centro de Ciências da
Educação-CCE, Universidade Federal do Piauí-UFPI e coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Formação de professores e Prática Educativa- NEFORPE.

Francisca de Lourdes dos Santos Leal e Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Especialista em Alfabetização pela Universidade Federal do Piauí e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Atualmente é professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE, do Centro de Ciências da Educação-CCE, Universidade Federal do Piauí - UFPI e membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Formação de professores e Prática Educativa- NEFORPE.

Referências

BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

CALDEIRA, A.M.S.; ZAIDAN, S. Prática pedagógica. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

CUNHA, M. I. da. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. R. A. (Orgs.) Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004.

FARIAS, I. M. S. de. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Liber Livro, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre saber docente. Ijuí - RS: Editora UNIJUÍ, 1998.

GIL, Antônio. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MANATA, Dora V. Planejamento docente, questão de didática. “Tenho tudo na cabeça”. In: Revista AEC, ano 33- jul./set. 2004.

NADAL, Beatriz Gomes; GOMES, Silmara de Oliveira. O trabalho de ensinar: desafios contemporâneos. Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

VEIGA, I. P. A. As dimensões do processo didático na ação docente. In: MARTINS, P. L. O.;

JUNQUEIRA, S. R. A. (Orgs.) Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos - Educação