FORMAÇÃO DOCENTE E AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS: REFLEXÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, competências digitais, Geografia, habilidades, TDICs

Resumo

A pesquisa faz uma discussão acerca do uso das TDICs no curso de licenciatura em Geografia da UFPI, onde foi possível analisar as competências digitais que os discentes do curso precisam apreender ao mediar aulas em seu futuro local de trabalho (escola) por meio das ferramentas tecnológicas. Diante disso, o trabalho tem como objetivo geral apresentar as principais competências digitais desenvolvidas ainda na Formação Inicial (FI), e tem como objetivos específicos: caracterizar e apontar a realidade da aprendizagem digital dos graduandos do curso de licenciatura durante e após a pandemia. Salienta-se que investigação se fundamentou em revisões bibliográficas em artigos, livros, dissertações e visitas em sites especializados na abordagem do tema central desta pesquisa, e também foi aplicado um questionário on-line aos alunos do curso de Geografia da UFPI campus de Teresina/PI. Com isso, têm-se como resultados que são disponibilizados cursos e eventos científicos de formação complementar, mas muitos discentes não apresentam habilidades e competências digitais o suficiente em seu processo de formação docente, o que torna a prática pedagógica futura desafiadora ao se usar as tecnologias na educação. Destarte, a pesquisa em questão evidenciou que os discentes apresentam uma ideia do que sejam competências digitais, porém suas concepções conceituais estão limitadas ao manuseio das ferramentas digitais, o que sinaliza a necessidade de aquisição de novos conhecimentos, valores e atitudes na e para formação cidadã.

Biografia do Autor

Marcos Gomes de Sousa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestrando em Ensino de Geografia pela UFPI (PPGGEO/UFPI). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia (NUPEG); participante como membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Geografia, Docência e Currículo (GEODOC).

Raimundo Lenilde de Araújo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Educação Brasileira e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Especialista em Ensino de Geografia e Graduado em Geografia - Licenciatura (UECE). Professor Efetivo, Classe Associado II, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publicado

2023-10-12

Edição

Seção

Artigos - Geografia