A modernização da tradição da cultura: um relato de experiência do projeto “Capoeira no Corpo e no Livro”
DOI:
https://doi.org/10.26694/rer.v5i2.13426Palabras clave:
Capoeira, Covid-19, Ensino Remoto, Tradição, ModernidadeResumen
O presente trabalho tem como objetivo narrar a experiência do “Projeto Capoeira no corpo e no livro - um diálogo com a cultura afro-brasileira através da literatura de cordel” contemplado por edital público promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Salvador/ BA que visava promover o ensino da cultura popular em escolas do município. As restrições de atividades tidas como não essenciais e o distanciamento social sugeridos pelas autoridades sanitárias em todo o país fizeram com que as atividades tivessem que ser adaptadas para o formato remoto, experiência inédita para os mestres e mestras que participaram do Projeto. Nesse sentido, optamos pelas videoaulas, de forma assíncrona para que os/as discentes pudessem assistir aos conteúdos em consonância com seus responsáveis. Para além disso, com a implementação deste projeto, tivemos que ressignificar a nossa prática, antes presencial, o que nos fez refletir a pensarmos sempre em avaliarmos o nosso trabalho.
Citas
ABIB, Pedro. Capoeira Angola: Cultura Popular e o jogo dos saberes na roda. Edufba, 2a edição. Salvador - BA, 2017.
BANDEIRA, Maria de Lourdes. Natureza e Cultura. 1995
BRASIL. Lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura afro-brasileira".
DALTRO, Mônica Ramos. FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.
Diário Oficial do Estado da Bahia. Decreto estadual Nº 19529 DE 16/03/2020.
DÓRIA, Sergio Fachinetti. Ele não joga capoeira, ele faz cafuné. Salvador, 2011.
KESSEL, Zilda. Memória e memória coletiva. São Paulo: Museu da Pessoa, 2003.
LARAIA, Roque de Barros, Cultura: um conceito antropológico. 14.ed. Jorge Zahar Ed.Rio de Janeiro - RJ, 2001.
Mestre Bimba, a Capoeira Iluminada. Direção: Luiz Fernando Goulart. Produção: Lúmen Produções. Filme documentário (79 min.). 2005.
NENEL, Mestre. Bimba: um século da capoeira regional. EDUFBA, Salvador - Ba, 2018.
TAVARES, Odorico Montenegro. Bahia - Imagens da Terra e do Povo / 3ª ed. Editora: Civilização Brasileira. Rio de Janeiro - RJ. 1961.