De artes e efrações: reflexões sobre uma etnografia multissiada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rer.v5i1.13768

Palavras-chave:

Antropologia, etnografia multissituada, práticas islâmicas, islã no Brasil, Movimento Gülen

Resumo

A construção do sujeito moral no Movimento Gülen se realiza por meio da corporificação de disposições morais, cognitivas e afetivas informadas pelos princípios da tradição islâmica conforme a interpretação do seu líder religioso. A performance de um programa disciplinar composto por práticas rituais islâmicas e “islamizadas” requer e, ao mesmo tempo, produz uma base material e moral que se reproduz pelo espaço do exílio. A relação intrínseca entre a construção do sujeito moral e a construção social do espaço se mostrou fundamental para a compreensão dos efeitos desse programa disciplinar sobre as subjetividades e trajetórias individuais. Como o Movimento Gülen é uma rede muçulmana turca transnacional, em que a migração faz parte do seu projeto missionário de reforma moral da sociedade global, este artigo propõe uma reflexão sobre a importância da etnografia multissituada de grupos sociais marcados pela mobilidade.

Biografia do Autor

Liza Dumovich, Universidade Federal Fluminense

Núcleo de Estudos do Oriente Médio da Universidade Federal Fluminense. A partir de 01/01/2023: HE MSCA Postdoctoral Fellow at Katholieke Universiteit Leuven, Belgica. doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. Possui mestrado também em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Candido Mendes. A partir de 1 de janeiro de 2023, será pós-doutoranda na Katholieke Universiteit Leuven, pela HORIZON Europe MSCA Postdoctoral Fellowship. É também pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM) da UFF e cofundadora e editora da “Revista Diáspora – Oriente Médio & Norte da África”. Suas principais publicações incluem o livro “Ya Habibi: conversão feminina ao islã no Rio de Janeiro” (Ed. Ponteio/EdUCAM) e artigos nos periódicos “Religions”, “Brésil(s): sciences humaines et sociales” e “Politics, Religion & Ideology”. 

Referências

AGAI, Bekim. 2002. Fethullah Gülen and his Movement's Islamic Ethic of Education. Critique: Critical Middle Eastern Studies 11(1): 27-47.

AGAI, Bekim. 2007. Islam and Education in Secular Turkey: State Policies and the Emergence of the Fethullah Gülen Group. In Schooling Islam: The Culture and Politics of Modern Muslim Education. Edited by R. Hefner and M. Qasim Zaman. Princeton: Princeton University Press.

ASAD, Talal. 1986. The Idea of an Anthropology of Islam. Washington: Georgetown University.

ASAD, Talal. 1993. Genealogies of religion: discipline and reasons of power in Christianity and Islam. Balti-more: The Johns Hopkins University Press.

BOCCAGNI, Paolo. 2017. Migration and the Search for Home: Mapping Domestic Space in Migrants’ Everyday Lives. London: Palgrave.

BOURDIEU, Pierre. 1970. The Berber house or the world reversed. Social Science Information, 9: 151-170.

BOURDIEU, Pierre. 1980. Le capital social: notes provisoires. Actes de la recherche en sciences sociales, 31: 2-3.

COHEN, Robin. 2007. Solid, ductile and liquid: changing notions of homeland and home in diaspora studies. QEH Working Papers Series (156).

DOUGLAS, Mary. 1991. “The Idea of a Home: a Kind of Space.” Social Research 58(1): 287-307.

DUMOVICH, Liza. 2018. Pious creativity: Negotiating hizmet in South America after July 2016. Politics, Religion and Ideology, 19(1): 81-94. DOI: 10.1080/21567689.2018.1453267.

EICKELMAN, Dale F. and James Piscatori, 1990. Introduction: social theory in the study of Muslim societies. In Muslim Travellers: Pilgrimage, Migration, and the Religious Imagination. Edited by D. F. Eickelman and J. Piscatori. Berkeley: University of California Press.

FINDLEY, Carter Vaughn. 2010. Turkey, Islam, nationalism, and modernity: a history. Yale: Yale University Press.

GEERTZ, Clifford. 2009. Obras e Vidas: o antropólogo como autor. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

GÜLEN, M. Fethullah. 2006. Toward a global civilization of love and tolerance. New Jersey: The Light, Inc.

HANNERZ, Ulf. Transnational connections: culture, people, places. London: Routledge, 1996.

HANNERZ, Ulf. 2003. Being there... and there... and there! : Reflections on Multi-Site Ethnography. Ethnography 4(2): 201–216.

HENDRICK, Joshua D. 2013. Gülen: the ambiguous politics of market Islam in Turkey and the world. New York: New York University Press.

HIVERNEL, Jacques. 2000. Bâb al-Nayrab, un faubourg d'Alep, hors la ville et dans la cite. Études rurales, n. 155/156, pp.215-237.

LOW, Setha. 2017. The social construction of space. In Spatializing culture: the ethnography of space and place. NY: Routledge.

MAHMOOD, Saba. Politics of piety: the Islamic revival and the feminist subject. New Jersey: Princeton University Press, 2005.

METCALF, Barbara. 1996. Making Muslim Space in North America and Europe. Berkeley: University of California Press.

ÖZDALGA, Elisabeth. 2003. Following in the footsteps of Fethullah Gülen. In: YAVUZ, M. Hakan & ESPOSITO, John L. Turkish Islam and the secular state: the Gülen Movement. Syracuse: Syracuse University Press.

ÖZDALGA, Elisabeth. 2006. The Hidden Arab: A Critical Reading of the Notion of Turkish Islam. Middle Eastern Studies, 42(4): 551-70.

PINTO, Paulo G. 2006. Sufism, moral performance and the public sphere in Syria. Revue des Mondes Musulmans et de la Mediterranée - REMMM, 115: 155-171, 2006.

PINTO, Paulo G. 2010. The Anthropologist and the Initiated: Reflections on the Ethnography of Mystical Experience among the Sufis of Aleppo, Syria. Social Compass 57(4), pp. 464–478.

TITTENSOR, David. 2014. The House of Service: the Gülen Movement and Islam’s Third Way. New York: Oxford University Press.

TURAM, Berna. 2004. A bargain between the secular state and Turkish Islam: politics of ethnicity in Central Asia. Nations and Nationalism, 10(3): 353–374.

VICINI, Fabio. 2020. Reading Islam: life and politics of brotherhood in modern Turkey. Leiden; Boston: Brill.

WEBER, Max. 2004 [1904]. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras.

WERBNER, Pnina. 2003. Pilgrims of Love: An Ethnography of a Global Sufi Cult. Indiana: Indiana University Press.

WHITE, Jenny. 2013. Muslim nationalism and the new Turks. New Jersey: Princeton University Press.

YAVUZ, M. Hakan. 2003. The Gülen Movement. In Turkish Islam and the secular state: the Gülen Movement. Edited by M. H. Yavuz and J. L. Esposito. Syracuse: Syracuse University Press.

YAVUZ, M. Hakan. 2013. Toward an Islamic enlightenment: the Gülen movement. New York: Oxford Uni-versity Press.

Downloads

Publicado

2023-06-09

Como Citar

DUMOVICH, L. . De artes e efrações: reflexões sobre uma etnografia multissiada. Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 70-95, 2023. DOI: 10.26694/rer.v5i1.13768. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/entrerios/article/view/5162. Acesso em: 18 jun. 2024.