Experimentação corpoética no Tambor de Crioula Afinado a fogo, tocado a murro, dançado a coice

Autores

  • Salvio Fernandes de Melo Doutor em Estudos Literários e Artes do Espetáculo

DOI:

https://doi.org/10.26694/rer.v4i1.12939

Palavras-chave:

Tambor de Crioula, corpoética, experimentação, diáspora

Resumo

Este artigo traz a tona reflexões a respeito das performances artísticas no Tambor de Crioula (Punga), tendo como horizontes teóricos a concepção de corpoética, a experimentação artística e a existência ética de grupos, manifestações e comunidades, compreendidas como um todo, que relaciona vida e arte, o cotidiano e o fazer artístico, pelo corpo. A Corpoética surge como experimentação artística e ritualística do corpo criador que se nutre da vida cotidiana das pessoas que realizam a festa do Tambor de Crioula. A Punga é uma manifestação afro-diaspórica que é cantada, versada e dançada, firmada na combinação simbiótica entre a marcação rítmica do tambor grande e a pungada, (umbigada) das mulheres (coreiras), umas nas outras. Sendo assim, nos interessa todo o contexto social, histórico, geográfico e cultural no qual o Tambor de Crioula está inserido, mas com ênfase na corpoética que atravessa a existência dessa tradição negra maranhense ao longo da história.

Biografia do Autor

Salvio Fernandes de Melo, Doutor em Estudos Literários e Artes do Espetáculo

Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

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Publicado

2022-01-19

Como Citar

FERNANDES DE MELO, Salvio. Experimentação corpoética no Tambor de Crioula Afinado a fogo, tocado a murro, dançado a coice. Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 77–95, 2022. DOI: 10.26694/rer.v4i1.12939. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/entrerios/article/view/5185. Acesso em: 3 jul. 2024.

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