As identidades da capoeira paulistana

Autores

  • Letícia Vidor de Sousa Reis Escola Estadual Edson Rontani ( Piracicaba -SP) https://orcid.org/0000-0002-9302-9536
  • Filipe Amado Mestre em Estudos Brasileiros pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)

DOI:

https://doi.org/10.26694/rer.v4i2.12789

Palavras-chave:

capoeira paulistana, circuito, identidade

Resumo

O nosso principal objetivo neste artigo é buscar compreender a singularidade e a identidade da capoeira da metrópole paulistana. Partimos da história da capoeira na cidade de São Paulo e da tiririca, uma capoeira jogada ao som do samba, cultura tipicamente paulista, para entender o discurso identitário criado sobre a capoeira pelos capoeiristas baianos que aqui chegaram. Além disso, pretendemos averiguar de que modo é factível aplicar o conceito de circularidade cultural à capoeira de São Paulo das primeiras décadas do século XX e à tiririca, bem como às propostas da Regional e da Angola paulistanas. É nossa intenção também indagar se e de que forma a Roda de Capoeira da Praça da República contribui para a ressignificação daidentidade dos capoeiristas migrantes nordestinos, que, ao vir para a cidade de São Paulo, passariam a ser fortemente discriminados.

Biografia do Autor

Letícia Vidor de Sousa Reis, Escola Estadual Edson Rontani ( Piracicaba -SP)

Doutora e Mestre em Antropologia Social, Bacharel em História com Licenciatura Plena, todos cursados na Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

2022-06-16

Como Citar

SOUSA REIS, Letícia Vidor de; AMADO, Filipe. As identidades da capoeira paulistana. Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 215–244, 2022. DOI: 10.26694/rer.v4i2.12789. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/entrerios/article/view/5175. Acesso em: 21 nov. 2024.

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