Avisos

  • Prorrogação de chamada

    2024-10-01

    Prorrogamos o prazo para submissão de trabalhos para o Dossiê 2024.2: "A Grande Deformação: Uma Análise Antropológica sobre os Grandes Empreendimentos Desenvolvimentistas", organizado por Maurício Caviedes — Doutor em História (Universidad Nacional de Colombia) e Professor Visitante no PPGA-UFBA — e Fernanda Santiago — Doutoranda em Antropologia (UFBA). O novo prazo de submissão é até o dia 01 de novembro de 2024.

    Leer más acerca de Prorrogação de chamada
  • Chamada para submissão de trabalho

    2024-07-24

    É com grande prazer que anunciamos a chamada para submissão de trabalhos para os seguintes dossiês:

    Dossiê 2024.2: A Grande Deformação: Uma Análise Antropológica Sobre os Grandes Empreendimentos Desenvolvimentistas
    Organizadores: Maurício Caviedes (PPGA-UFBA) e Fernanda Santiago (UFBA)

    Aceitamos submissões que abordem os impactos dos grandes empreendimentos desenvolvimentistas, como usinas hidrelétricas e projetos de infraestrutura. Buscamos trabalhos que investiguem os efeitos dessas iniciativas em comunidades urbanas e rurais, destacando experiências e resistências locais. O objetivo é oferecer uma visão crítica do conceito de "desenvolvimento" e suas consequências a longo prazo.

    Prazo Final: 01/10/2024

    Dossiê 2025.1: O Encontro Etnográfico e a Construção do Conhecimento Antropológico
    Organizadores: Bruno Ferraz Bartel (UFPI) e Liza Dumovich (KU Leuven)

    Este dossiê explora a relação entre o etnógrafo e seus interlocutores, e como essas interações moldam o conhecimento antropológico. Convidamos artigos que discutam desde o trabalho de campo até a escrita etnográfica, analisando o método etnográfico e suas implicações para a produção de conhecimento.

    Prazo Inicial: 01/12/2024
    Prazo Final: 01/03/2025

    Dossiê 2025.2: Olhares e Memórias Pandêmicas: Atravessamentos, Desafios e Perspectivas Socioantropológicas Sobre a Covid-19
    Organizadores: Luciana da Silva Ramos (UFSC) e Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior (UEMA)

    Focamos nas memórias e impactos da pandemia de Covid-19, especialmente para comunidades marginalizadas. Buscamos trabalhos que abordem as consequências sociais, de gênero e raça, e as histórias dessas comunidades durante e após a pandemia. O objetivo é preservar e destacar essas experiências para construir um futuro mais inclusivo.

    Prazo Inicial: 01/04/2025
    Prazo Final: 01/09/2025

    Para mais informações, acesse nossa notícia completa!

     

     

    Leer más acerca de Chamada para submissão de trabalho
  • Chamada para Submisão de proposta de dossiê

    2024-04-04

    La Revista Zabelê tiene el placer de lanzar este pliego, invitando a investigadores, académicos y profesionales de las áreas humanas que mantienen diálogo con la antropología a presentar propuestas de dossiers para las próximas ediciones. Como vehículo comprometido con la promoción del conocimiento interdisciplinario y la divulgación de investigaciones de alta calidad, buscamos contribuciones que enriquezcan el debate académico.

    Con esta invitación, pretendemos fomentar la producción científica e intelectual al ofrecer un espacio privilegiado para la publicación de dossiers temáticos que aborden cuestiones relevantes y emergentes en el ámbito de las ciencias humanas. Reconociendo la importancia de la diversidad de perspectivas y enfoques, alentamos propuestas que exploren temas diversos, desde estudios clásicos hasta cuestiones contemporáneas, así como intersecciones con otras disciplinas y áreas del conocimiento.

    Las propuestas seleccionadas serán publicadas en las ediciones 2024.2, 2025.1 y 2025.2 de la Revista Zabelê, ofreciendo a los organizadores la oportunidad de compartir sus investigaciones con una audiencia amplia y diversificada. Además, buscamos garantizar la excelencia académica y la relevancia social de las contribuciones, a través de un proceso de evaluación riguroso y transparente.

    Leer más acerca de Chamada para Submisão de proposta de dossiê
  • Corpos negros nos cenários das identidades femininas: Insurgências e r(e)existência em outros modos de ser

    2023-10-05

    O Dossiê Temático deseja reunir pesquisas que dialoguem com a antropologia sobre os fazeres e saberes engendrados pelas Identidades Femininas Negras, concebidas como poéticas políticas que articulam modos de vida e experiências do corpo na diáspora africana, podendo ser enviados artigos, ensaios, traduções, resenhas, ensaios virtuais e relatos de campo. 

    Interessa-se por abordagens sobre os procedimentos de criação, as estratégias de produção cultural e artística, a geração de epistemologias próprias na ciências sociais, as políticas afirmativas e de representação étnico racial no campo das artes, da educação a estruturação e difusão de pedagogias e metodologias de ensino, a elaboração de treinamentos e a análise de técnicas corporais, os diálogos e mediações entre tradição e contemporaneidade, memória e ancestralidade, bem como, as correlações desses temas nos territórios da diáspora negra no Brasil e no exterior. Tratando das formas pelas quais a partir do movimento em perspectivas metodológicas a interseccionalidade como um dos pontos de grande importância desses assuntos, que dizem respeito ao fato de que também é necessário discutir as relações de gênero e sexualidades à luz dos marcadores de raça, classe e etnia.

    Com isso, entende-se que o discurso do corpo agencia assuntos não hegemônicos sobre gênero e sexualidades, estabelecendo uma política de existência que constrói subjetividades legítimas de visibilidade e discussão apropriadas no âmbito acadêmico e para além de suas fronteiras. As propostas poderão ser enviadas até dia 30 de outubro de 2023.

    Leer más acerca de Corpos negros nos cenários das identidades femininas: Insurgências e r(e)existência em outros modos de ser
  • Corpos negros nos cenários das identidades femininas: Insurgências e r(e)existência em outros modos de ser

    2023-07-20

    O Dossiê Temático deseja reunir pesquisas que dialoguem com a antropologia sobre os fazeres e saberes engendrados pelas Identidades Femininas Negras, concebidas como poéticas políticas que articulam modos de vida e experiências do corpo na diáspora africana.

    Leer más acerca de Corpos negros nos cenários das identidades femininas: Insurgências e r(e)existência em outros modos de ser