Corpos negros nos cenários das identidades femininas: Insurgências e r(e)existência em outros modos de ser

05-10-2023

O Dossiê Temático deseja reunir pesquisas que dialoguem com a antropologia sobre os fazeres e saberes engendrados pelas Identidades Femininas Negras, concebidas como poéticas políticas que articulam modos de vida e experiências do corpo na diáspora africana, podendo ser enviados artigos, ensaios, traduções, resenhas, ensaios virtuais e relatos de campo. 

Interessa-se por abordagens sobre os procedimentos de criação, as estratégias de produção cultural e artística, a geração de epistemologias próprias na ciências sociais, as políticas afirmativas e de representação étnico racial no campo das artes, da educação a estruturação e difusão de pedagogias e metodologias de ensino, a elaboração de treinamentos e a análise de técnicas corporais, os diálogos e mediações entre tradição e contemporaneidade, memória e ancestralidade, bem como, as correlações desses temas nos territórios da diáspora negra no Brasil e no exterior. Tratando das formas pelas quais a partir do movimento em perspectivas metodológicas a interseccionalidade como um dos pontos de grande importância desses assuntos, que dizem respeito ao fato de que também é necessário discutir as relações de gênero e sexualidades à luz dos marcadores de raça, classe e etnia.

Com isso, entende-se que o discurso do corpo agencia assuntos não hegemônicos sobre gênero e sexualidades, estabelecendo uma política de existência que constrói subjetividades legítimas de visibilidade e discussão apropriadas no âmbito acadêmico e para além de suas fronteiras. As propostas poderão ser enviadas até dia 30 de outubro de 2023.