Potentials and challenges in carrying out educational workshops with adolescents

Autores

  • Renata Soares Morais, Maria Adelane Monteiro da Silva, Rebeca Sales Viana, Deline Lopes Moraes, Camila Martins de Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palavras-chave:

Adolescente, Saúde Sexual e Reprodutiva, Promoção da saúde

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i2.5752

Objetivo: Identificar os fatores potencializadores, as dificuldades e desafios na realização das oficinas educativas com adolescentes. Metodologia: Pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida junto ao Projeto Flor do Mandacaru. A coleta de dados ocorreu nos meses de maio a junho de 2015. Foi realizada uma busca em todos os documentos e registros existentes no Projeto Flor do Mandacaru sobre as oficinas e aplicado questionário aos profissionais do serviço. Os dados foram analisados por meio da análise temática proposta por Minayo. Resultados: Identificou-se que o Projeto Flor do Mandacaru utiliza nove técnicas diferentes para desenvolver atividades de educação em saúde. A escolha da técnica se dá de acordo com a idade do público alvo e o tema que será discutido. A partir da análise das informações, emergiram quatro categorias temáticas: singularidades do trabalho com adolescentes, recursos para o desenvolvimento das oficinas, escola como espaço para promoção da saúde e o desafio da inter e multiprofissionalidade nas oficinas com os adolescentes. Conclusão: Observou-se que o Projeto Flor do Mandacaru dispõe de metodologias diversas em sua atuação junto aos adolescentes. Isto se torna importante, pois à medida que o adolescente vive novas experiências, ele necessita de novas formas de abordagem.

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Publicado

2020-11-11

Como Citar

1.
Renata Soares Morais, Maria Adelane Monteiro da Silva, Rebeca Sales Viana, Deline Lopes Moraes, Camila Martins de Oliveira. Potentials and challenges in carrying out educational workshops with adolescents . Rev Enferm UFPI [Internet]. 11º de novembro de 2020 [citado 25º de novembro de 2024];6(2). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/442

Edição

Seção

Original

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